Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Alagados inaugura neste sábado centro em homenagem a Irmã Dulce

20 de October de 2016

A Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II inaugura no próximo sábado (22), às 17 horas, o Centro Irmã Dulce (Rua Gregório XVI, nº 87, Uruguai) – um espaço dedicado à oração e à prestação de serviços em benefício das pessoas mais carentes. A unidade traz como inspiração a trajetória do Anjo Bom da Bahia, que já na década de 1930 acolhia pobres e doentes no bairro de Alagados, revelando desde cedo seus traços de solidariedade, destemor e senso de justiça. “Foram muitos anos de luta até conseguirmos concretizar esse sonho. Agora, teremos a oportunidade de ampliar o trabalho social que desenvolvemos. Vamos, humildemente, dar continuidade ao legado de caridade iniciado no bairro pela Bem-Aventurada Dulce dos Pobres”, explica padre Etienne Kern, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Alagados. A solenidade de inauguração do novo centro contará com a presença da superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Maria Rita Pontes, e do bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gilson Andrade da Silva. A programação festiva inclui ainda uma procissão em direção à Igreja Matriz, onde será celebrada, às 19 horas, uma Missa em Ação de Graças.

Entre os serviços oferecidos no Centro Irmã Dulce, estão distribuição de sopa, acompanhamento para jovens grávidas, catequese para crianças, além de orientações na área da Saúde. A OSID também marcará presença no atendimento prestado pela nova casa. Entre as ações ministradas em parceria com a instituição da freira baiana, está a realização, sempre na 1ª e 3º quarta-feira do mês, de atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças; incentivo à arte, cultura e educação, além de um trabalho de redução de riscos e danos junto aos usuários de substâncias psicoativas – iniciativas essas realizadas através dos profissionais do Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres. “A inauguração desse espaço tem um significado muito grande, pois marca o retorno do Anjo Bom, espiritualmente e através de sua Obra, quase 80 anos depois de sua primeira visita ao bairro onde ficou conhecida como Anjo Azul dos Alagados”, comenta o assessor de Memória e Cultura da OSID, Osvaldo Gouveia.

Projeto idealizado em 2008 pelo padre Bernard Charil, antigo pároco da comunidade do Uruguai, o Centro Irmã Dulce é fruto da dedicação e empenho dos membros da localidade que não desanimaram diante das dificuldades. Com o apoio do padre Etienne, realizaram bazar, bingos e festas beneficentes com o objetivo de arrecadar recursos para a construção da unidade. E foram inúmeros mutirões de construção até o sonho se tornar realidade: um lugar amplo, agradável, com três salas, banheiros, cozinha, uma pequena sacristia e uma área ideal para a celebração de missas campais.

 A OSID em Alagados – À luz da espiritualidade de Irmã Dulce e imbuídos da missão do “Amar e Servir”, profissionais de diversas áreas da OSID se revezaram durante esta semana no atendimento à comunidade de Alagados. Entre os serviços oferecidos, destaque para consultas nas áreas de Ortopedia, Pediatria e Geriatria (através do Centro Geriátrico Júlia Magalhães), além de uma roda de conversa sobre os riscos no uso e abuso do álcool e outras drogas. Para celebrar o momento, será exibido nesta sexta-feira (21), no Centro Irmã Dulce, o filme “Irmã Dulce”, lançado em 2014, que conta a trajetória da Mãe dos Pobres e que teve como um dos cenários de gravação o bairro de Alagados. Pela manhã, a exibição do longa-metragem será aberta a toda comunidade, enquanto que no período da tarde apenas para os estudantes que fazem reforço escolar no novo espaço.

Alagados inaugura neste sábado centro em homenagem a Irmã Dulce