Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Irmãs da congregação do Anjo Bom de diferentes países visitam a OSID

11 de October de 2016

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) receberam ontem (dia 10) a visita de seis freiras da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus (congregação a qual pertenceu Irmã Dulce), provenientes de três diferentes países: China, Taiwan e Namíbia. A experiência de conhecer a instituição do Anjo Bom faz parte do programa intensivo intercultural de formação religiosa das jovens, que estão na etapa do juniorato (pós-noviça), período com duração de cinco anos que compreende os primeiros votos até os votos perpétuos. Recebidas pela superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, e pela irmã Olívia, as irmãs Veritas, Anita, Maria Goretti, Felicitas, Scholastica e Emeresiana passaram a manhã nas Obras Sociais e, emocionadas, resumiram o momento como “enriquecedor, purificador, transformador e repleto de aprendizados”.

Transmitindo alegria e carisma, as irmãs conheceram diversas unidades da OSID, a exemplo do Ambulatório José Sarney; Centro Geriátrico; Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Nossa Senhora de Fátima (Unacon) e Centro de Acolhimento à Pessoa com Deficiência João Paulo II (CAPD), além da oficina terapêutica de artes e horta educativa do Centro Especializado em Reabilitação Irmã Dulce (CER IV). No Solário do Hospital da Criança, aproveitaram a ocasião em que os pequenos pacientes e familiares estavam reunidos aguardando a missa do Dia das Crianças para proporcionar um momento lúdico: a apresentação - com direito até a coreografia - de uma canção popular infantil religiosa, que fala sobre o amor. Já no Memorial Irmã Dulce, mostraram-se encantadas ao conhecer ainda mais sobre a trajetória de amor, fé e obstinação da Mãe dos Pobres.

“As irmãs estão em um processo de formação, intensificando a preparação para o compromisso definitivo como Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição. Sabendo que a OSID é um local histórico, sagrado, porque aqui viveu Irmã Dulce, aqui trabalhou Irmã Dulce, e sabendo da importância e do carisma que a Bem-Aventurada conseguiu imprimir nesse trabalho junto aos pobres, consideramos essa visita às Obras Sociais uma experiência fantástica, um momento único que vem enriquecer muito a formação delas. Aqui elas experimentam o carisma vivo, porque nosso carisma é ser presença misericordiosa, especialmente junto aos pobres, aos mais necessitados. Essa obra é a obra prima, a imagem viva que dá visibilidade a esse carisma que é o ideal de todas nós como irmãs missionárias”, declarou irmã Sílvia, que veio acompanhando as religiosas na visita. 

Como parte do programa intercultural para reforçar a formação religiosa, as freiras ficarão no Brasil até junho de 2017, concluindo o período de um ano no país. A Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus nasceu no Brasil, mas se internacionalizou e hoje, além do território nacional, possui unidades na China, Alemanha, Taiwan, Filipinas, Namíbia, Angola, Vietnã e Estados Unidos, onde está localizada a sede internacional da entidade, no estado de Nova Jersey. 

Alagados – Depois da experiência marcante das irmãs nas Obras de Irmã Dulce, elas vivenciaram mais um momento especial: a visita ao bairro de Alagados, local onde o Anjo Bom, já como freira, iniciou suas incursões para acolher mendigos, pobres e doentes, revelando desde cedo seus traços marcantes de destemor e senso de justiça. Tendo irmã Olívia e Ronaldo Castro, monitor do Memorial Irmã Dulce e morador da região, como guias, as religiosas percorreram diversas ruas do bairro, incluindo a área das palafitas, e conheceram o Centro Católico Irmã Dulce, espaço que realiza um trabalho social voltado para a comunidade carente do local. As irmãs também visitaram a Igreja de Nossa Senhora dos Alagados e a unidade das Missionárias da Caridade, fundada por Madre Teresa de Calcutá. “Foi uma tarde maravilhosa. A presença das freiras em Alagados traz a lembrança da origem dos trabalhos de Irmã Dulce, nos faz rememorar sua presença marcante no bairro”, comentou Ronaldo.

Irmãs da congregação do Anjo Bom de diferentes países visitam a OSID