Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Dom Murilo empossa novo reitor do Santuário de Irmã Dulce

12 de June de 2017

Centenas de fiéis participaram na manhã de ontem (dia 11), no Largo de Roma, da cerimônia de posse do novo reitor do Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, o frei capuchinho Giovanni Messias. A celebração, que foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, contou com a presença da superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Maria Rita Pontes; de profissionais, pacientes, moradores e voluntários da instituição, além de devotos e demais admiradores da vida e obra do Anjo Bom do Brasil. Durante a missa, o arcebispo fez a leitura do documento da Provisão, passando para o frei a responsabilidade pelo Santuário. De acordo com o Direito Canônico da Igreja Católica, além de receber a Provisão, o evento de posse marcou também o momento em que a comunidade conheceu, de forma pública, seu novo reitor.

“É algo muito singular na vida de um sacerdote, na vida de um frade, a missão que lhe é confiada. Todos nós somos chamados à missão por Jesus, pelo Evangelho. Assumir a missão é abraçar a cruz que o senhor nos concede, doando a nossa vida por causa do Reino; doando a nossa vida por causa do Evangelho, fazendo o Reino de Deus acontecer. Então, isso para mim é motivo de grande alegria”, ressaltou o frei Giovanni. Após a homilia, D. Murilo entregou ao reitor as chaves do Santuário de Irmã Dulce, do Sacrário, o Óleo do batismo e a estola, para que o sacerdote os administre durante os Ritos dos Sacramentos e o serviço junto ao templo. Em seguida, frei Giovanni renovou o juramento de fidelidade à Igreja e à sua missão como reitor.

“Estamos muito felizes por ele assumir hoje essa função de reitor do nosso Santuário. Ele que conviveu aqui, e teve a experiência como seminarista, conhece bem a instituição. Hoje é um dia de agradecimento para todos nós, por frei Giovanni ser agora, oficialmente, o nosso reitor”, comentou a superintendente da OSID, Maria Rita.

“Nós temos duas grandes personalidades femininas nesse Santuário, que são referenciais para a fé cristã. Primeiro Nossa Senhora, com o título de Imaculada, aquela que é Mãe de Deus, Mãe da Igreja, nossa Mãe. Segundo, nós temos a presença da nossa beata Irmã Dulce, o Anjo Bom da Bahia. Nós acreditamos que essas duas figuras, pela força da fé, irão ajudar e interceder por frei Giovanni no serviço como reitor desse Santuário”, destacou o Provincial Capuchinho, frei Liomar Pereira, durante a celebração, que contou ainda com a participação dos frades Jorge Rocha, Albervan Pinheiro, Pedro Cassimiro, Rafael Fróes, Ícaro Reis, do diácono Marcos Martins e dos diáconos diocesanos Raimundo Moreno e Raymundo Nonato.

Vida e missão – Natural da cidade de Ilhéus, no Sul da Bahia, o novo reitor do Santuário de Irmã Dulce iniciou sua vida sacerdotal em 2006, quando ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, no Convento São Francisco, em Alagoinhas, ainda com 18 anos. Completando o primeiro ano de formação, foi para a cidade de Esplanada e em seguida para o estado de Pernambuco, onde realizou o seu noviciado. Ainda como frade, no ano de 2009, enquanto cursava Filosofia, frei Giovanni teve o seu primeiro contato com as Obras Sociais Irmã Dulce, quando desenvolveu o trabalho que os frades pós-noviços executam até hoje na instituição, que é a visita aos leitos, descrita pelo frei como uma presença franciscana no meio dos doentes. “Eu me identifiquei muito nesse período que passei aqui a serviço das Obras Sociais (2009-2011), e me encontrei quando conheci o carisma de Irmã Dulce”, contou.

Depois desse período, o sacerdote viveu uma experiência missionária no Amazonas em 2012, quando trabalhou na diocese do Alto Solimões, em uma cidade que para se ter acesso, saindo de Manaus, é necessário percorrer o caminho de 8 dias de viagem de barco. Como missionário, o capuchinho trabalhou com as comunidades indígenas e Ribeirinhas, situadas na fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia. Após a missão, foi morar em Aracaju e em seguida voltou para Salvador, onde colaborou com a formação e o serviço de Animação Vocacional da Província dos Capuchinhos Bahia e Sergipe. “Estar aqui como reitor do Santuário para mim é um motivo de alegria, até porque minha vocação é franciscana, o carisma de Irmã Dulce é franciscano e eu me identifico com essa vocação, com esse carisma, com a missão do Amar e Servir”, conclui o frei.

 

Dom Murilo empossa novo reitor do Santuário de Irmã Dulce