Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Integrantes da rede Amigas de Dulce visitam Memorial dedicado ao Anjo Bom

22 de June de 2017

Interessadas em mergulhar cada vez mais no legado do Anjo Bom do Brasil, integrantes da rede Amigas de Dulce visitaram, na última terça-feira (dia 20), o Memorial Irmã Dulce (MID), no Largo de Roma. Recebidas pela superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Maria Rita Pontes, pela conselheira da OSID e presidente do Conselho Municipal da Mulher Empresária, da Associação Comercial da Bahia, Rosemma Maluf, pela assessora de Marketing das Obras Sociais, Mariana Pimentel, pelo assessor de Memória e Cultura da instituição, Osvaldo Gouveia, e tendo como guia o monitor do MID, Hilton Passos, as convidadas se emocionaram ao ver fotografias, documentos e objetos pessoais que contam a trajetória de solidariedade, fé, amor ao próximo e determinação da Bem-Aventurada, com seus exemplos que certamente são uma grande inspiração da rede Amigas de Dulce.

O movimento, lançado no último dia 12 de maio, no auditório do CEPPAJ (Centro de Ensino e Pesquisa Professor Adib Jatene), tem a nobre missão de mobilizar a sociedade para ações voluntárias em prol da sobrevivência da OSID e da consequente manutenção dos serviços prestados à população mais carente. A iniciativa em apoio às Obras Sociais já conta com a adesão de mais de 100 mulheres de diferentes áreas de atuação, a exemplo de empresárias, jornalistas, artistas, escritoras e autoridades. A ideia é que todas as participantes da rede conheçam o MID, divididas em grupos para que as visitas sejam mais proveitosas.

“Foi uma grata surpresa e um grande prazer participar dessa visita ao Memorial Irmã Dulce. Aqui encontrei histórias que realmente tocam o coração da gente”, disse emocionada Eleusa Coronel, coordenadora da Assembleia de Carinho, formada por esposas de deputados e por deputadas da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Na ocasião, Eleusa entregou a Maria Rita Pontes o texto de um projeto de lei que visa beneficiar o Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo de educação da OSID que atende a mais de 700 crianças e adolescentes em situação de risco social, oferecendo ensino em tempo integral, da educação infantil ao nono ano do Ensino Fundamental, além de acesso a arte-educação, inclusão digital, atividades esportivas, assistência odontológica, alimentação, fardamento e material escolar gratuitos. O projeto já foi publicado no Diário Oficial e será colocado em votação na Assembleia Legislativa para aprovação.

Durante a passagem pelo Memorial Irmã Dulce, que foi inaugurado em 1993, um ano após a morte da freira baiana, as visitantes também puderam ver o hábito usado por Irmã Dulce; o quarto da religiosa, onde está a cadeira na qual ela dormiu por mais de trinta anos em virtude de uma promessa; a capela que ela frequentava e a imagem de Santo Antônio, do século XIX, pertencente ao avô de Irmã Dulce, diante da qual ela costumava rezar. Maquetes, livros, diplomas e medalhas também estão entre as mais de 800 peças do acervo do MID, espaço que ajuda a preservar e manter vivos os ideais da Mãe dos Pobres.

O grupo ainda percorreu algumas unidades das Obras Sociais Irmã Dulce, a exemplo do Hospital Santo Antônio (HSA) e da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) Nossa Senhora de Fátima, e mostrou-se impressionado ao conferir de perto o trabalho realizado na casa de Dulce dos Pobres. “É emocionante, é realmente de arrepiar quando você conhece a fundo a história de Irmã Dulce. O que mais me chama a atenção é a determinação dela. Apesar de tão pequenina e frágil, tinha uma força e uma grandeza impressionantes para construir tudo isso e continuar essa obra. Fazer parte da rede Amigas de Dulce é gratificante e motivo de muito orgulho para mim, por permitir que de alguma forma eu possa contribuir com o trabalho das Obras Sociais”, declarou a jornalista Viviane Nonato.

Ações do bem - Depois do tour pela OSID, as integrantes da Amigas de Dulce se reuniram para discutir novas ações e atividades do projeto. Entre as primeiras iniciativas da rede do bem está o apoio ao projeto de reforma do setor da OSID onde são realizadas hoje milhares de pequenas cirurgias, incluindo suas áreas de apoio. A instituição precisa de recursos para a realização de obras de requalificação e aquisição de novos equipamentos. A área de pequenas cirurgias das Obras Sociais responde por quase 5 mil atendimentos por ano, incluindo a realização de procedimentos em especialidades como Cirurgia Plástica, Urologia, Cirurgia Geral e Dermatologia. Com a reforma, os pacientes acolhidos pela OSID passarão a contar com a Unidade Dona Dulce Lopes Pontes, batizada em homenagem à mãe de Irmã Dulce. Doações à campanha já podem ser feitas no endereço eletrônico www.kickante.com.br/irmadulce ou via conta bancária: Banco Bradesco / Agência 2864-9 / Conta Corrente 451-0.

Integrantes da rede Amigas de Dulce  visitam Memorial dedicado ao Anjo Bom