Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Procissão em homenagem a Santo Antônio reunirá milhares de fiéis neste domingo

09 de June de 2017

No próximo domingo (11 de junho), às 16h, o Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, no Largo de Roma, será ponto de encontro de milhares de fiéis e admiradores de Santo Antônio. Dando continuidade ao trezenário que começou no dia 31 de maio e vai até o dia 12 de junho, a comunidade se reunirá para percorrer em procissão o Caminho da Fé, que vai do Santuário de Irmã Dulce até a Basílica do Bonfim, onde o seu reitor, padre Edson Menezes, presidirá a celebração. “Trata-se de valorizar uma devoção que é patrimônio da religiosidade popular e também de Irmã Dulce”, ressalta o padre.

Santo Antônio sempre teve um lugar especial na vida do Anjo Bom do Brasil. Nos momentos de angústia, desespero ou até mesmo para solicitar a concretização de algum pedido, era a Santo Antônio, a quem chamava de “tesoureiro” das Obras Sociais, que a Mãe dos Pobres recorria. Ainda na infância, bem antes de entrar para a vida religiosa, ela tinha o hábito de decorar o altar do santo caridoso. Uma imagem de Santo Antônio do século 19, que pertenceu ao advogado Manoel Lopes Pontes, avô da freira baiana, está entre as centenas de peças do acervo do Memorial Irmã Dulce, localizado também no Largo de Roma, ao lado do santuário. Era em frente a esta relíquia da família que o Anjo Bom costumava fazer seus pedidos e orações.

“Irmã Dulce adotou Santo Antônio como patrono e protetor do seu hospital, que por esse motivo leva o seu nome. Ela buscou seguir a Jesus Cristo segundo os passos de Santo Antônio, através das virtudes do santo. Procurou imitar no zelo, no cuidado com os pobres e passou a viver a sua vocação de amar e servir, tendo como modelo de vida cristã o exemplo de Santo Antônio”, relata frei Giovanni Messias, reitor do Santuário da Bem-Aventurada.

Programação festiva – Motivada pelo Ano Mariano, a trezena em homenagem ao santo traz o tema “Com Santo Antônio contemplamos Maria como modelo de fé e segmento do Cristo”, prosseguindo até 12 de junho, com missas todos os dias, sempre às 17h, no Santuário de Irmã Dulce. Já no dia 13, data festiva, haverá duas celebrações, às 9h e às 17h, dedicadas ao santo querido de Irmã Dulce. Como é tradição, as missas incluem sempre um gesto concreto, com a oferta de gêneros alimentícios e produtos de higiene pessoal que serão doados a famílias carentes e também ao público assistido pela instituição da beata baiana. Neste domingo, por conta da procissão, a missa acontecerá na Basílica do Senhor do Bonfim, tendo como grupo homenageado a Irmandade Santo Antônio e o gesto concreto, fubá de milho.

De acordo com o frei Giovanni, esse ano a trezena tem como novidade a visita das Capelinhas de Santo Antônio. “A grande novidade, que tem surtido um efeito muito positivo na vida dos nossos colaboradores é a Capelinha Peregrina de Santo Antônio. Essa capelinha é uma forma de estender o Santuário, que é o coração das Obras Sociais Irmã Dulce, até os setores onde estão os nossos profissionais, onde são atendidos os enfermos, os irmãos pequeninos. São 13 capelinhas que cada homenageado da noite leva ao seu setor, para que lá possam continuar as orações”, explica o frei.

Procissão em homenagem a Santo Antônio reunirá milhares de fiéis neste domingo