Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Santo Antônio é homenageado no Santuário do Anjo Bom

14 de June de 2017

À luz do tema “Com Santo Antônio, contemplamos Maria como modelo de fé e seguimento do Cristo”, centenas de fiéis celebraram ontem (13 de junho) o dia de Santo Antônio no Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres (Largo de Roma). A Celebração Solene foi presidida por padre Adilton Pinto Lopes, reitor da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, que com muito entusiasmo falou sobre o amor aos pobres que era muito forte em Irmã Dulce e em Santo Antônio.

“O frei Antônio foi um sacerdote, um homem de Deus e encantou-se com o carisma franciscano de viver a pobreza, a obediência e a castidade. Em sua pregação, ele falava muito duro contra os avarentos e contra os que não amavam os pobres. E vindo aqui a gente percebe que a nossa beata Dulce viveu muito no carisma de Santo Antônio. O amor aos doentes, o amor aos pequenos, o amor concreto de procurar ser sinal da presença de Deus para aquelas pessoas. É como se Irmã Dulce, com o carisma de Antônio, tivesse a sua força, a sua coragem, o seu amor aos pobres”, relatou padre Adilton.

Conhecido como “protetor dos pobres e oprimidos”, Santo Antônio é inspiração para muita gente. Dona Maria das Dores é devota do santo e todos os anos vem ao Santuário agradecer as graças alcançadas por seu intermédio. “Todo ano eu venho agradecer. Santo Antônio fez muito pela minha vida, pela vida dos meus filhos, da minha casa. É sempre uma alegria vir celebrar com ele e com Irmã Dulce, que também tinha um amor especial aos mais pobres”, contou.

Capelinha de Santo Antônio - Durante todo o trezenário, o Santuário ofereceu aos setores das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) uma Capelinha de Santo Antônio, para que os profissionais de cada unidade pudessem se unir em orações e também motivar ainda mais a participação nas celebrações a Santo Antônio. “Essa capelinha foi uma forma de estender o Santuário, que é o coração das Obras Sociais, até os setores onde estão os nossos colaboradores, onde são atendidos os enfermos, os irmãos pequeninos”, explicou o reitor do Santuário de Irmã Dulce, frei Giovanni Messias.

A superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, também viu nas capelinhas uma forma de estimular mais ainda a participação dos colaboradores. “A trezena do Santuário da Bem-Aventurada envolveu todos os profissionais da casa, e a criação da capelinha circulando pelas unidades foi muito bem pensada por frei Giovanni. Eu acho que isso acabou atraindo ainda mais a participação de todos os núcleos, os profissionais ficaram bastante envolvidos, emocionados, empenhados. Acho que foi o ano que mais conseguimos arrecadar alimentos e isso com certeza deve ter deixado Irmã Dulce muito feliz, porque lembrar de Santo Antônio é lembrar dos pobres de Irmã Dulce e nós conseguimos fazer uma festa muito bonita”.

Santo Antônio é homenageado no Santuário do Anjo Bom