Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Santuário de Irmã Dulce é homenageado pela paróquia dos Alagados

29 de June de 2017

A paróquia de Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II está em festa! No dia 7 de julho comemora junto à comunidade, o dia de sua padroeira. Refletindo sobre o tema “Alagados com Maria, ao encontro de Jesus”, a paróquia realiza novena em louvor à Nossa Senhora dos Alagados prestando homenagens às comunidades vizinhas e instituições parceiras. No último dia 28 (quarta-feira), primeiro dia de festa, a homenagem foi aos Santuários e Paróquias da forania IV, com uma Missa Itinerante partindo da Paróquia de Nossa Senhora dos Mares, no Largo dos Mares até a Paróquia de Nossas Senhora dos Alagados. O Santuário de Irmã Dulce foi homenageado nessa primeira Missa e o Frei Giovanni Messias, OFMcap, acompanhado da Irmã Leo, pertencente à congregação da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, representaram a instituição.

A missa itinerante é uma ação pastoral promovida pela comunidade idealizadora, que permite levar a palavra de Deus pelas ruas do bairro. A intenção é reunir o festejo de uma caminhada com a solenidade de uma celebração. “Esse é o segundo ano que a Paróquia dos Alagados realiza essa Missa Itinerante. Antigamente para abrir a novena, realizávamos uma procissão dos Mares aos Alagados e apenas quando chegávamos na matriz, acontecia a Missa. Mas a celebração terminava muito tarde. Então tivemos a ideia de juntar as duas atividades e desde o ano passado realizamos a missa itinerante”, explica a secretária e paroquiana de Nossa Senhora dos Alagados, Hilda Almeida.

Padre Pedro Oliveira, pároco de Nossa Senhora dos Mares, agradeceu a presença dos convidados e em seguida padre Etienne Kern, pároco dos Alagados, deu início à celebração. Após o canto de entrada, deu-se início a procissão e os fiéis seguiram pelas ruas do Uruguai, até a Igreja dos Alagados. Frei Giovanni seguiu como homenageado, à frente da Imagem de Nossa Senhora.

A caminhada consegue mesmo unir a alegria da procissão, com a Solenidade de uma Missa. Cada fiel carregava em suas mãos uma vela, simbolizando a luz nas trevas. Hilda esclarece que como os paroquianos estavam percorrendo um caminho, a intenção das velas era romper as trevas no caminho. Durante o percurso foram feitas as leituras e a proclamação do evangelho. A homilia foi realizada em frente à Capela de Nossa Senhora da Boa Esperança, ainda no Uruguai. Assim que a procissão chegou à matriz, a missa teve sua continuidade com o Rito do ofertório.

 

Santuário de Irmã Dulce é homenageado pela paróquia dos Alagados