Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Cardeal Dom Sergio da Rocha é nomeado novo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil

11 de March de 2020

O Papa Francisco anunciou nesta quarta-feira (11) o nome do Cardeal Dom Sergio da Rocha como o novo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, sucedendo o atual Arcebispo, Dom Murilo Krieger. Dom Sergio será o 28º Arcebispo da Sede Primacial da Igreja no Brasil e, a partir de hoje até o dia da posse, Dom Murilo passa a ser o administrador apostólico da Arquidiocese de Salvador. Com 76 anos de idade, Dom Murilo Krieger recebeu a concessão da aposentadoria do cargo. O religioso fez o pedido em outubro de 2018, quando completou 75 anos, idade estipulada pela igreja para que os arcebispos se aposentem.

Nascido em Dobrada, no estado de São Paulo, no dia 17 de outubro de 1959, Dom Sergio recebeu a Ordenação Diaconal na Igreja Santa Cruz de Matão (SP), no dia 18 de agosto de 1984. No mesmo ano, em 14 de dezembro, recebeu a Ordenação Presbiteral na Matriz da Paróquia Senhor Bom Jesus de Matão (SP), na Diocese de São Carlos. Dom Sergio da Rocha foi nomeado como bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza (CE) em 13 de junho de 2001; e em 11 de agosto do mesmo ano recebeu a Ordenação Episcopal, assumindo como lema “Omnia in caritate” (Tudo na Caridade – 1Cor 16, 14).

Em mensagem enviada para os irmãos e irmãs da Arquidiocese de Salvador, o novo arcebispo fala da esperança e alegria em assumir a nova missão e destaca Santa Dulce dos Pobres como inspiração para viver o lema que tem iluminado o seu ministério episcopal.  

“Desde o primeiro momento da nomeação recebida, tenho voltado o olhar e o coração para Salvador como minha nova família. Com amor de pai, irmão e amigo, assumo esta nova missão com esperança e alegria, sabendo que vou encontrar irmãos e amigos, com os quais quero conviver fraternalmente e trabalhar juntos pelo Reino de Deus. Já me sinto parte dessa família acolhedora. Pela graça de Deus e contando com a ajuda de todos, tenho a esperança de crescer na vivência do lema que tem iluminado meu ministério episcopal “tudo na caridade”, com especial atenção aos que mais sofrem, animado pelo exemplo de Santa Dulce dos Pobres, a quem muito admiro e venero”, declarou Dom Sergio da Rocha.

Em nota oficial, Dom Murilo Krieger agradeceu a nomeação e deixou uma mensagem para Dom Sérgio. “O Senhor Bom Jesus do Bonfim, que com seus braços abertos acolhe todos os que sobem a Colina Sagrada, acolha este irmão que vem para a Bahia! Nossa Senhora da Conceição da Praia, Padroeira deste Estado, interceda por este seu filho! E Santa Dulce dos Pobres seja para o cardeal Dom Sérgio um exemplo de como 'amar e servir".

Superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Maria Rita Pontes agradeceu a Dom Murilo pelo seu legado e também deixou uma mensagem para o novo Arcebispo de Salvador. “Dom Murilo Krieger foi e sempre será um grande amigo e conselheiro das Obras. Ao longo desses nove anos de convivência - Dom Murilo chegou às vésperas da beatificação de Santa Dulce dos Pobres – aprendemos muito com seus ensinamentos e muito lhe admiramos e queremos bem. Nossa eterna gratidão a Dom Murilo! Acolhemos com todo carinho e amor o nosso novo Arcebispo Dom Sergio, que será também o presidente de honra do Conselho de Administração da OSID”.

 

Com informações da Arquidiocese de Salvador: https://arquidiocesesalvador.org.br/

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Salvador 

Cardeal Dom Sergio da Rocha é nomeado novo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil