Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Capela e Memorial em homenagem a Santa Dulce dos Pobres serão inaugurados na cidade de Castro Alves

24 de September de 2020

Irmã Dulce receberá uma bela homenagem na cidade de Castro Alves, no Recôncavo baiano, com a Capela e o Memorial Santa Dulce dos Pobres. Os espaços serão oficialmente inaugurados no próximo domingo (27), com uma Missa Solene, às 10h30, presidida pelo bispo da Diocese de Amargosa, Valdemir Ferreira. Devido à necessidade de distanciamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, a missa terá transmissão online pelas redes sociais da Paróquia de Castro Alves: YouTube (paroquiadecastroalves) e Facebook (paroquiadecastroalves). A agenda festiva da nova capela já tem programação de missas diárias a partir de segunda-feira (28), sempre às 19h, com transmissão pelos mesmos canais, até o dia 13 de outubro, para marcar as comemorações de 1 ano da Canonização de Santa Dulce.

Construída numa elevação que coincidentemente leva o nome do santo de devoção do Anjo Bom, o Monte Santo Antônio, a Capela Santa Dulce, que tem capacidade para 200 pessoas, é aguardada com bastante expectativa pelos moradores de Castro Alves e regiões vizinhas desde o início da construção, há nove meses. Dentro da capela fica o novo memorial, que tem como uma das principais relíquias o antigo túmulo de Irmã Dulce, que abrigou o corpo da freira baiana por quase dez anos, em Salvador. O museu também conta com painéis com fotos e textos que narram a trajetória de amor e solidariedade da Mãe dos Pobres, desde a infância até a histórica canonização.

“A população está em clima de felicidade total e a expectativa é a melhor possível. Planejávamos uma festa grande para esse momento, reunindo milhares de pessoas, mas com a pandemia a grande festa ficará para o próximo ano, com um calendário festivo para comemorarmos em agosto o Dia da Santa Dulce dos Pobres”, comenta o gestor da capela, Fabiano Santos. 

A Capela e o Memorial Santa Dulce dos Pobres são fruto da fé do engenheiro e empresário Ivan Leão, que idealizou o projeto e doou os recursos para a construção dos espaços. “Essa iniciativa é uma obra de fé, é a materialização da minha devoção por Santa Dulce”, diz emocionado Ivan, que é também conselheiro das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). O empresário acredita que as edificações serão um grande atrativo para fortalecer o turismo religioso em Castro Alves e em todo o estado da Bahia. Ivan Leão também considera seu gesto uma forma de presentear a cidade de Castro Alves, local onde ele nasceu e que tem 26 mil habitantes, incluindo inúmeros devotos do Anjo Bom do Brasil.

Capela e Memorial em homenagem a Santa Dulce dos Pobres serão inaugurados na cidade de Castro Alves