Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Escritora baiana lança biografia sobre Santa Dulce dos Pobres voltada para o público infanto-juvenil

12 de August de 2021

Na trezena de preparação para a Festa de Santa Dulce dos Pobres, no ano passado, a escritora baiana Carla de Jesus recebeu um chamado. Acompanhando a homilia pelo celular, aceitou o convite de Santa Dulce para contar sua história para crianças e adolescentes. No dia seguinte, foi até o Santuário da religiosa, na Cidade Baixa, em Salvador, para agradecer e já iniciou um mergulho mais profundo na trajetória de vida da primeira santa brasileira. “Senti aquele olhar doce tocar meu coração pedindo para que eu escrevesse um livro para as crianças. Foi um turbilhão de emoção. Desse dia para cá, não me aquietei mais”, conta a autora, que se prepara para lançar Dulce Aventureira, no dia 12 de agosto (quinta-feira), exatamente um ano após o chamado. Por conta da pandemia, o lançamento será virtual em evento aberto ao público no canal do Youtube da Cogito Editora (youtube.com/user/Cogitoeditora), às 20 horas.

Educadora da rede municipal de ensino da capital baiana, Carla de Jesus já vinha se dedicando à literatura e à arte de contar histórias desde 2012. Dulce Aventureira é seu sexto livro infantil e chega ao mercado com selo da Cogito Editora e ilustrações de Fábio Haendel. “Fiz questão de escolher editora e ilustrador da Bahia para valorizar nossas raízes”.

Fruto de uma cuidadosa pesquisa, Dulce Aventureira conta a história de Irmã Dulce de forma lúdica, mas sem perder o compromisso com os fatos históricos. Nas 20 páginas da obra literária, os leitores mirins vão conhecer detalhes da grandiosa vida do Anjo Bom do Brasil. “Sempre admirei a vida de Irmã Dulce. Ela abdicou de tudo para cuidar dos excluídos. O grande legado de Santa Dulce foi amar e servir ao próximo com uma fé viva em nosso Senhor. E nossas crianças precisam conhecer e aprender a viver esse amor pelo outro desde pequeninos. Sua história é inspiradora”, destaca a autora, que é formada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia e mestranda em Educação Permanente pela Universidad Del Salvador (Buenos Aires, Argentina).

Para a também escritora Celina Bezerra, que prefacia a obra, o mais novo livro de Carla de Jesus conduz os leitores a uma deliciosa viagem pela vida de Santa Dulce dos Pobres, narrando fatos e curiosidades, desde sua infância até se tornar uma estrela do céu que ainda brilha entre nós. “Com uma linguagem fácil e fluida, Dulce Aventureira irá agradar desde as crianças até os mais velhos”, aposta Bezerra.

Quem adquirir o livro contribuirá para a manutenção das atividades das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Autora e editora decidiram doar parte da renda para o projeto social criado pela religiosa. Um terço do valor da venda do livro Dulce Aventureira será revertido para a instituição do Anjo Bom. Carla de Jesus também fará doação de exemplares do novo livro e das obras lançadas anteriormente para que sejam lidos para os pequenos assistidos no Hospital da Criança da OSID e para as crianças e adolescentes do Centro Educacional Santo Antônio, unidade de educação das Obras Sociais Irmã Dulce.

Escritora baiana lança biografia sobre Santa Dulce dos Pobres voltada para o público infanto-juvenil