Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Trezena de Santa Dulce dos Pobres marca abertura oficial da festa dedicada ao Anjo Bom do Brasil

29 de July de 2022

Entre os próximos dias 1º e 13 de agosto, o Santuário Santa Dulce dos Pobres (Avenida Dendezeiros do Bonfim) estará em festa para celebrar a data litúrgica da primeira santa brasileira. Serão 13 dias de homenagens à religiosa baiana que dedicou sua vida ao acolhimento dos mais necessitados. Com o tema “A mulher que muito amou”, a programação em honra à primeira santa brasileira terá eventos online e presenciais. A abertura da agenda acontece na segunda-feira (1º), com o início da tradicional Trezena de Santa Dulce, sempre às 8h30 e às 16h. A culminância da festa será no dia 13 de agosto, quando milhares de fiéis de todo o país chegam ao Santuário para comemorar a data litúrgica de sua santa de devoção. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas nas redes sociais do Santuário: Instagram e Facebook (@santuariosantadulce) e YouTube (www.youtube.com/santuariosantadulcedospobres).

Missas e Procissão Luminosa – Além da Trezena, o Santuário contará ainda com uma grade de missas em diversos horários. Entre os dias 1º e 12 de agosto, as cerimônias irão acontecer às 7h, 8h30,12h e 16h. Já no dia 13, a agenda de celebrações será expandida, com a inclusão de novos horários: 7h, 8h30, 10h30, 12h, 14h, 16h e 18h. Também no dia 13, a missa das 8h30 será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha; e após a missa das 18h acontecerá a Procissão Luminosa, que percorrerá o Caminho da Fé (do Santuário à Baixa do Bonfim) com a imagem de Santa Dulce no andor.

Sobre o tema da festa deste ano, a “A mulher que muito amou”, o reitor do Santuário, frei Giovanni Messias, ressalta que esta expressão do Evangelho (Lucas 7:47-50) “pode ser aplicada à vida de Irmã Dulce, pois ela muito amou a Deus, aos pobres e aos seus irmãos. Neste tempo em que as pessoas precisam amar mais, Santa Dulce é um grande exemplo. Por isso, com muita alegria, queremos expressar este grande amor a todo o povo de Deus. Vamos nos alegrar para viver intensamente a festa do Anjo Bom do Brasil. Todos estão convidados a vir rezar conosco, não só para pedir a intercessão da Mãe dos Pobres, mas também para tê-la como exemplo de vida e de amor ao próximo”.

Drive-thru, Bênçãos e Solidariedade – A preparação para a Festa de Santa Dulce dos Pobres já começa no próximo sábado (30), com a chegada de peregrinos de várias dioceses; e no domingo (31), com a Bênção das Famílias, após as missas das 8h30, 12h e 16h. No estacionamento do Santuário do Anjo Bom já estará montada a quermesse, que irá funcionar sempre nos fins de semana até o dia 13 de agosto. A programação conta ainda com o Sábado dos Romeiros, no dia 6 de agosto, às 8h30, 12h, 16h, com uma peregrinação da Família Franciscana ao Santuário. Destaque também para o Domingo da Providência, que no dia 7 de agosto irá montar um drive-thru da fé, no estacionamento do Santuário Santa Dulce dos Pobres. Neste dia, os motoristas e ocupantes dos carros que passarem no local, entre as 11h e 16h, receberão uma bênção especial dos frades capuchinhos. Na ocasião, estão programadas ainda apresentações musicais e a entrega da feijoada, vendida antecipadamente na secretaria da igreja, no valor de R$ 30. Ainda no Domingo da Providência, o público também poderá demonstrar sua solidariedade, doando alimentos não perecíveis, materiais de higiene e limpeza ou recursos financeiros que ajudem na manutenção e ações sociais do Santuário.

A festa litúrgica em honra ao Anjo Bom do Brasil será acompanhada também de orações em prol das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), instituição fundada por Santa Dulce e que hoje enfrenta a pior crise financeira da sua história – cenário esse que ameaça a continuidade do acolhimento prestado a quase 3 milhões de pessoas por ano na Bahia. Para ajudar a OSID a continuar atendendo o pobre, o doente, o mais necessitado, doações já podem ser feitas, a partir de R$10, através da chave PIX [email protected], ou ligando para a Central de Relacionamento com o Doador (CRD), no telefone (71) 3316-8899.

Trezena de Santa Dulce dos Pobres marca abertura oficial da festa dedicada ao Anjo Bom do Brasil