Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Unidades irmãs da OSID celebram três anos da Canonização de Irmã Dulce

11 de October de 2022

As celebrações pelos três anos da Canonização de Irmã Dulce, na próxima quinta-feira (13), irão abraçar as comunidades localizadas no interior do Estado e Região Metropolitana, graças a atuação das unidades irmãs das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). As homenagens irão reunir devotos e admiradores da vida e obra de Santa Dulce dos Pobres, além de colaboradores, voluntários e pacientes das unidades administradas pela OSID nos municípios de Barreiras, Irecê, Santa Rita de Cássia, Juazeiro, Paulo Afonso e Lauro de Freitas. 

Várias missas serão celebradas em louvor da primeira santa brasileira, elevada à honra dos altares no dia 13 de outubro de 2019, no Vaticano, pelo Papa Francisco. Outras ações estão sendo incorporadas às programações do Hospital do Oeste (HO), Hospital Dr. Mário Dourado Sobrinho (HRDMDS), Hospital Eurídice Santana (HES), Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), Hospital Regional de Paulo Afonso (HRPA) e Hospital Metropolitano (HM). A agenda inclui ainda momentos de oração e cortejos nos complexos hospitalares, e bênçãos aos profissionais, pacientes e acompanhantes atendidos nas diversas unidades unidas pela missão do “Amar e Servir” da santa dos pobres e doentes.

As unidades irmãs no interior da Bahia e Região Metropolitana de Salvador contam com iniciativas criativas para fazer referência ao dia histórico em que a freira baiana foi reconhecida como santa pela Igreja. No HO, por exemplo, os colaboradores criaram frases para dizer que o Anjo Bom é sua fonte de inspiração; e no HRJ, os funcionários confeccionaram um mural para lembrar a trajetória, a canonização e os milagres de Santa Dulce dos Pobres. Para expressar sua gratidão pela Canonização de Irmã Dulce, o HRDMDS programou um momento musical e o Hospital Metropolitano irá reunir colaboradores, pacientes e acompanhantes para um café comunitário.

Além de agradecer a graça da Canonização, a programação nas unidades irmãs será marcada também por orações e pedidos em prol da OSID, instituição que enfrenta hoje a mais grave crise financeira de sua história. Para continuar atendendo a população baiana, a entidade, que abriga um dos maiores complexos de Saúde do país com atendimento 100% gratuito, vem lançando pedidos de ajuda a toda sociedade. As doações para a OSID podem ser feitas a partir de R$ 10, através do PIX [email protected], ou pelo site www.1milhaodeamigossantadulce.org.br. Também é possível ajudar a instituição doando através da conta de energia, ligando para a Central de Relacionamento com o Doador (CRD) das Obras, no telefone (71) 3316-8899, e fornecendo o número da conta contrato de sua residência.

Canonização - A cerimônia de Canonização de Irmã Dulce aconteceu no dia 13 de outubro de 2019, no Vaticano, presidida pelo Papa Francisco. Oficialmente, ela passou a ser chamada de Santa Dulce dos Pobres, tendo como data litúrgica o dia 13 de agosto. A freira, conhecida como o Anjo Bom da Bahia, se tornou a primeira santa de nosso tempo nascida no Brasil e sua canonização é a terceira mais rápida da história (27 anos após seu falecimento), atrás apenas do Papa João Paulo II (9 anos após sua morte) e de Madre Teresa de Calcutá (19 anos após o falecimento da religiosa).

Confira a programação nas unidades irmãs da OSID:

 

SERVIÇO

3 Anos da Canonização de Irmã Dulce

Hospital Eurídice Santana – HES

  • 8h – Distribuição de mensagens e frases de Santa Dulce aos pacientes.

      Local: Ambulatório e Emergência da unidade

  • 16h – Bênção nas enfermarias
  • 19h30 – Missa em Ação de Graças pelos 3 anos de Canonização de Irmã Dulce

      Local: Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia

 

Hospital Regional de Juazeiro – HRJ

  • 8h - Missa em Ação de Graças pelos 3 anos de Canonização de Irmã Dulce.

      Local: Auditório do HRJ

  • 9h30 - Bênção nas enfermarias

 

Hospital do Oeste – HO

  • 8h – Caminhada da gratidão pelos corredores do hospital
  • 8h30 – Missa em Ação de Graças pelos 3 anos de Canonização de Irmã Dulce.

           Local: Praça Irmã Dulce – HO

 

Hospital Dr. Mário Dourado Sobrinho – HRDMDS

  • 8h30 – Missa em Ação de Graças pelos 3 anos de Canonização de Irmã Dulce.

      Local: Auditório do HRDMDS

  • 10h30 – Procissão pelos corredores do hospital;
  • 11h30 – Bênção e momento musical em honra de Santa Dulce.

      Local: Espaço Sérgio Lopes (HRDMDS)

  • 12h – Missa em Ação de Graças pelos 3 anos de Canonização de Irmã Dulce.

      Local: Catedral Bom Pastor

 

Hospital Regional de Paulo Afonso – HRPA

  • 8h - Missa em Ação de Graças pelos 3 anos de Canonização de Irmã Dulce.
  • 9h30 - Bênção nas enfermarias e demais setores da unidade

      Local: Área de entrada dos visitantes

 

Hospital Metropolitano – HM

     Dia 13/10

  • 9h – Procissão com a imagem de Santa Dulce e distribuição de santinhos pelos corredores do hospital
  • 10h – Café comunitário para colaboradores, pacientes e acompanhantes

      Local: Área de espera do Ambulatório.

Dia 14/10

  • 9h – Missa em Ação de Graças pelos 3 anos de Canonização de Irmã Dulce.

      Local: Área de espera do Ambulatório

Unidades irmãs da OSID celebram três anos da Canonização de Irmã Dulce