Notícias

Tríduo, missa festiva e bênção aos animais marcam homenagens a São Francisco de Assis no Santuário

Tríduo, missa festiva e bênção aos animais marcam homenagens  a São Francisco de Assis no Santuário

O dia dedicado a São Francisco de Assis ganhará uma programação especial no Santuário Santa Dulce dos Pobres, localizado na Avenida Dendezeiros do Bonfim, em Salvador. As homenagens ao querido santo terão início com a realização do Tríduo no próximo sábado (1°), domingo (2) e segunda (3), com missas diárias às 7h (exceto aos sábados), 8h30,12h e 16h. Já a missa festiva, em celebração pelo Dia de São Francisco, acontecerá na terça-feira (4), às 8h30, também no Santuário da primeira santa brasileira. A data marca ainda o Dia Mundial dos Animais, originalmente escolhido por ser o dia litúrgico do santo cuja trajetória de vida foi reconhecida tanto pelo amor aos pobres quanto à natureza. Por conta disso, será realizada também no dia 4 de outubro, após a Santa Missa das 8h30, a tradicional bênção aos animais. Para quem for levar seu animal de estimação, é importante observar algumas dicas de segurança, como trazê-lo sempre na coleira ou em caixa de transporte; além da recomendação do uso da focinheira para os de maior porte. As celebrações poderão ser acompanhadas de forma presencial ou a partir das redes sociais: YouTube (santuariosantadulcedospobres), Instagram e Facebook (@santuariosantadulce).

Serão três dias de preparação para a festa desse santo conhecido não só como patrono da Ecologia e protetor dos animais, mas também como um grande amante da Cruz da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. “Santa Dulce dos Pobres viveu intensamente, durante sua vida, como filha de São Francisco, professando a sua regra de vida, que desenvolveu o dom da caridade durante toda a sua caminhada, pregando o amor à criação de Deus, à natureza, aos animais e, sobretudo, ao ser humano, valorizando especialmente os mais pobres”, ressaltou o reitor do Santuário Santa Dulce dos Pobres, frei Giovanni Messias.

São Francisco de Assis nasceu no dia 5 de julho de 1182, na cidade de Assis (Itália), com o nome de Giovanni di Pietro di Bernardone. Aos 24 anos, renunciou a toda riqueza de sua família para se dedicar aos mais necessitados. Partindo em missão de paz, trabalhava no campo, pregava, visitava e consolava os doentes. Por seu amor aos pássaros e dedicação à natureza, passou a ser conhecido também como padroeiro dos animais. Francisco foi sepultado em 4 de outubro de 1226 e canonizado em 1228.

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nosso Aviso de Privacidade.