Notícias

Obras Sociais Irmã Dulce sediam curso internacional sobre reabilitação auditiva

Obras Sociais Irmã Dulce sediam curso internacional sobre reabilitação auditiva

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) vão sediar, de 3 a 5 de abril, o VI Curso Internacional de Implante Coclear. Contando com a participação de especialistas nacionais e de outros países, o evento é voltado para médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais que trabalham com implante coclear, também conhecido como “cirurgia do ouvido biônico”. Entre os temas apresentados estarão novas tecnologias da área, aplicação da técnica em crianças e aspectos emocionais durante o processo de reabilitação auditiva. Promovido pela OSID em parceria com o Núcleo de Otorrinolaringologia da Bahia (Nooba), o curso - teórico e prático – será realizado no auditório do Centro de Estudos e Pesquisas Professor Adib Jatene (CEPPAJ), localizado na sede da OSID (Avenida Bonfim, Largo de Roma). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (71) 3186-0231 / 0225.

Coordenador do Núcleo de Reabilitação Auditiva da OSID, Eduardo Barbosa destaca que, além de aprimorar e reciclar conhecimentos sobre o implante coclear, o curso promove a troca de experiências entre profissionais de diversas instituições e localidades. “Com o treinamento, garantimos que mais profissionais habilitados estejam à disposição no mercado”.

Implante coclear - Conhecido como “cirurgia do ouvido biônico”, o implante coclear compreende um avançado tratamento para pessoas portadoras de deficiência auditiva sensorioneural bilateral de grau severo e profundo. O implante caracteriza-se como um dispositivo eletrônico que estimula diretamente as fibras remanescentes do nervo auditivo, possibilitando ao usuário a capacidade de perceber o som. Indicado para crianças a partir dos três meses de vida, adultos e idosos que não obtiveram benefícios com o uso de aparelhos auditivos convencionais, o procedimento configura-se em uma valiosa ferramenta na superação das limitações geradas com a perda da audição.

Referência - Considerado referência no país, o Núcleo de Reabilitação Auditiva da OSID é o único da Bahia credenciado para fazer o implante coclear pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desde que começou a funcionar, há pouco mais de quatro anos, a unidade já realizou cerca de 250 cirurgias em pacientes da Bahia e de outros estados, nas mais variadas faixas etárias, garantindo uma melhor qualidade de vida, além de maiores chances de solução da deficiência auditiva.