Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Obras Irmã Dulce inauguram Serviço de Histeroscopia

28 de January de 2016

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) vão inaugurar no dia 1º de fevereiro (segunda-feira), às 8h30, em solenidade na Clínica da Mulher Dona Dulcinha, localizada na sede da entidade em Salvador (Avenida Bonfim, Largo de Roma), o Serviço de Histeroscopia Ambulatorial da instituição. Entre os inúmeros benefícios, a histeroscopia é fundamental para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de endométrio, além de auxiliar na reversão de casos de mulheres com dificuldade para engravidar por conta de aderência do endométrio. Através do procedimento, podem ser realizadas, por exemplo, biópsias, retirada de pólipos endometriais e extração de pequenos miomas. A cerimônia de inauguração do novo serviço, que marcará o início do atendimento às primeiras pacientes, contará com a presença da superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, de profissionais, voluntários, religiosos e moradores da instituição.

A expectativa da OSID é realizar, inicialmente, em torno de 20 procedimentos por semana, sendo o atendimento totalmente gratuito. “Temos uma demanda reprimida enorme em Salvador e em toda a Bahia pela histeroscopia. É uma técnica endoscópica minimamente invasiva e menos agressiva ao corpo da paciente”, destaca a coordenadora da Residência Médica em Ginecologia da OSID, Tatiana Aguiar.

Instituição filantrópica de fins não econômicos, as Obras Sociais Irmã Dulce abrigam atualmente um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país, com cerca de 4 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano a usuários do Sistema Único de Saúde, idosos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, pacientes sociais, moradores de rua, usuários de substâncias psicoativas e crianças e adolescentes em situação de risco social. A organização conta com um perfil de serviços único no país, distribuídos em 21 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de Saúde, Assistência Social, Pesquisa Científica, Ensino em Saúde, Educação e na preservação e difusão da história de sua fundadora, a Irmã Dulce.

 

Obras Irmã Dulce inauguram Serviço de Histeroscopia