Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Maio: mês nacional do controle de infecção hospitalar

18 de May de 2016

Maio é muito especial para os profissionais que trabalham no controle da infecção hospitalar. Neste mês comemoramos duas datas importantes. A primeira é 5 de maio, data definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o “Dia Mundial de Higienização das Mãos", que visa estimular os serviços de saúde a desenvolverem ações que reforcem a higiene das mãos, como medida primordial para a prevenção e controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), promovendo assim a segurança de pacientes, profissionais e usuários.

A segunda data relacionada ao tema é 5 de maio, “Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar”. Neste dia, em 1847, o médico Ignaz Philipp Semmelweis, obstetra húngaro, que chefiava a enfermaria de obstetrícia do Hospital Geral de Viena, lançava a primeira normativa obrigando todos profissionais a lavarem as mãos durante a assistência aos pacientes, como forma de prevenir um surto de ‘febre puerperal’. Com essa medida, Semmelweis conseguiu reduzir drasticamente a mortalidade e controlar o referido surto, mesmo sem ter o entendimento, na época, do que eram as bactérias. 

Passados tanto anos, ainda hoje temos dificuldades de implementar efetivamente a prática de higienização das mãos dentro das instituições de saúde, devido à resistência dos profissionais de saúde em executarem a técnica durante o cuidado aos pacientes. Seguindo o exemplo de Semmelweis, continuaremos insistindo nessa abordagem porque, assim como ele, acreditamos que esse caminho salva vidas. O hábito é uma das formas mais simples e econômica para reduzir o risco de infecção cruzada, conduta obrigatória que deve de ser realizada pelos profissionais de assistência, antes e após o contato com os pacientes. 

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) das Obras Sociais Irmã Dulce iniciou no final de abril a campanha de sensibilização para higienização das mãos e continuará com a dinâmica durante todo mês de maio. Agradecemos a participação das equipes e contamos com a ajuda de todos para o controle das IRAS.                                                                  

                                                                                

                                                                                Gustavo Mustafá Tanajura

                                                                           Infectologista e Líder do SCIH

 

Maio: mês nacional do controle de infecção hospitalar