Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

OSID lança campanha Novembro Azul

01 de November de 2016

Depois do Outubro Rosa, agora é a vez do Novembro Azul, mês dedicado à prevenção do câncer de próstata. Nas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), a programação voltada para a saúde do homem foi aberta nesta terça-feira (01) com um café da manhã para pacientes e acompanhantes da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) Nossa Senhora de Fátima. O evento contou com a presença da superintendente das Obras, Maria Rita Pontes, de funcionários, religiosos e voluntários da unidade. 

Durante todo o mês de novembro, a equipe multiprofissional da Oncologia vai alertar o público sobre a necessidade da prevenção da doença, esclarecendo dúvidas sobre o diagnóstico e formas de tratamento. “Infelizmente ainda existe muito preconceito em relação ao exame do toque retal, que ajuda a diagnosticar o câncer de próstata. Com isso, muitos homens só procuram a ajuda de um especialista quando a doença já está em estágio avançado. É preciso conscientizar a população masculina para a necessidade de fazer exames anualmente”, explica Ana Lívia, coordenadora da Unacon.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença é responsável por mais de 13 mil mortes anuais. No entanto, é possível reduzir o risco de desenvolver o câncer de próstata mantendo uma alimentação saudável e praticando exercícios físicos regularmente.  Especialistas orientam que os homens com idade a partir dos 50 anos devem realizar o exame de toque retal e dosagem de PSA anualmente. Já os que têm histórico familiar da doença devem iniciar aos 45 anos. 

OSID lança campanha Novembro Azul