Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Cirurgia do ouvido biônico é tema de curso nas Obras Irmã Dulce

28 de July de 2017


As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) vão realizar, de 3 a 5 de agosto, o Curso Teórico/Prático de Implante Coclear. Voltado para médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais que trabalham com implante coclear, o treinamento reunirá diversos especialistas e trará entre os temas as novas tecnologias na área de reabilitação auditiva; o papel da família e dos educadores no processo de reabilitação auditiva em crianças deficientes auditivas; aspectos sociais, direitos e deveres dos usuários de implante coclear e de aparelho de amplificação sonora individual, além das aulas práticas sobre diversos processos. Promovido pelas Obras Sociais Irmã Dulce em parceria com o Núcleo de Otorrinolaringologia da Bahia (Nooba), o curso está na oitava edição e será ministrado no Centro de Ensino e Pesquisa Professor Adib Jatene (CEPPAJ), localizado na sede da OSID, no Largo de Roma. Mais informações e inscrições pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (71) 98791-4858.

Conhecido como “cirurgia do ouvido biônico”, o implante coclear compreende um avançado tratamento para pessoas portadoras de deficiência auditiva de grau severo e profundo. O implante caracteriza-se como um dispositivo eletrônico que estimula diretamente as fibras remanescentes do nervo auditivo, possibilitando ao usuário a capacidade de perceber o som. Indicado para crianças a partir dos oito meses de vida, adultos e idosos que não obtiveram benefícios com o uso de aparelhos auditivos convencionais, o procedimento configura-se em uma valiosa ferramenta na superação das limitações geradas com a perda da audição. 

Referência – Um dos maiores e mais completos centros do Norte e Nordeste do país destinado ao tratamento de pacientes com deficiência auditiva, o Núcleo de Reabilitação Auditiva das Obras Sociais Irmã Dulce oferece à população, de forma gratuita através do Sistema Único de Saúde (SUS), serviços de alta complexidade, a exemplo do implante coclear (IC). A unidade conta com equipamentos modernos e contabiliza, desde a sua inauguração, em 2009, a realização de 450 operações de IC em pacientes da Bahia e de outros estados, nas mais variadas faixas etárias, garantindo uma melhor qualidade de vida para essas pessoas.

Cirurgia do ouvido biônico é tema  de curso nas Obras Irmã Dulce