Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Médicos das Obras Irmã Dulce lançam YellowBook

18 de July de 2017

Resultado de anos de pesquisa e das ricas experiências vivenciadas por três médicos no dia a dia do Hospital Santo Antônio (HSA), das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), o YellowBook – Fluxos e Condutas da Medicina Interna (editora Sanar, 818 páginas) foi lançado ontem (dia 17), no auditório do CEPPAJ (Centro de Ensino e Pesquisa Professor Adib Jatene), com a presença de médicos, residentes e estudantes de Medicina, além de profissionais da OSID. A publicação traz, de forma inovadora, prática, objetiva e fundamentada, orientações que auxiliam na conduta e na tomada de decisões à beira do leito de emergências, assim como nos ambulatórios e enfermarias, nas mais diversas especialidades médicas, contribuindo para a melhora do atendimento em Saúde e no tratamento do paciente. De autoria dos médicos Clístenes Queiroz, Carlos Geraldo de Moura e Marconi Cedro, aliado à colaboração de mais de 70 médicos e residentes das Obras Sociais, o livro, considerado um guia para médicos e estudantes da área, já está à venda na Loja Irmã Dulce (Largo de Roma) e também na loja virtual (www.irmadulce.org.br/loja), com parte da renda revertida para a instituição do Anjo Bom.

“O YellowBook é um livro de fácil manejo, prático, que oferece consulta da melhor qualidade e certamente será de grande valor para toda a comunidade médica baiana e de fora também”, declarou Carlos Geraldo de Moura, um dos autores da publicação, que atua nas Obras de Irmã Dulce há 40 anos. “O YellowBook foi construído nesse lugar abençoado que é a OSID e pensado para ser o guia de todo médico e estudante. O guia do plantão, nos momentos mais difíceis. Mais de 70 médicos igualmente dedicados a construir esse sonho participaram desse projeto e agradeço a Deus e a Irmã Dulce por tudo isso que conseguimos”, relatou em mensagem o médico Marconi Cedro, que não pôde comparecer ao evento. Em seu discurso, o médico Clístenes Queiroz destacou que o YellowBook é “símbolo de muito ensino, de muita produção científica das Obras Sociais Irmã Dulce”. “É mais uma prova de que a OSID, além de cuidar bem de seus pacientes, também produz ciência, também produz ensino. E Irmã Dulce, mesmo 25 anos depois de seu falecimento, ainda está viva simbolicamente em todo esse processo”.

O YellowBook também faz parte das homenagens em memória pelos 25 anos de falecimento de Irmã Dulce, como resultado da dedicação dos professores autores em formar profissionais para exercer a Medicina de forma humanizada, seguindo os exemplos da Mãe dos Pobres. “O livro deriva da nossa experiência ao longo de anos na área de assistência nas Obras Sociais Irmã Dulce e reúne os formatos que nós encontramos para lidar com os pacientes e as patologias, incluindo fluxogramas de condutas, orientações de como usar os medicamentos e em quais momentos, por exemplo, que pode ser utilizado por médicos de todas as áreas, em qualquer estágio da carreira. Consideramos o YellowBook um manual pragmático que preza pela disposição intuitiva das informações vitais à tomada de decisão, além de ser uma fonte inesgotável para revisão ou introdução a dezenas de temas da clínica médica”, explicou Clístenes Queiroz.   

Referência em ensino - A consolidação das Obras Sociais Irmã Dulce como instituição de ensino e pesquisa deu o tom dos discursos durante a cerimônia de lançamento. “Somos conhecidos pela qualidade da assistência e precisamos ser conhecidos também pela qualidade do ensino e pela produção científica que a instituição faz. Que esse livro seja exemplo e inspiração para muitas outras obras que vocês venham a produzir”, salientou a superintendente da OSID, Maria Rita Pontes.

“É uma honra para nós das Obras Sociais poder trabalhar em um hospital de ensino, que não visa só a assistência, e perceber como a OSID cresceu ao longo dos anos, sendo hoje também produtora de conhecimento de qualidade. Me orgulha saber que os ‘filhos de Dulce’ hoje são uma comunidade que se espalhou por aí e estão formando uma grande corrente de ajuda mútua. O conhecimento é extremamente importante e o nosso está sob a luz do ‘Amar e Servir’, que torna tudo ainda mais brilhante”, disse emocionada a líder técnica do Hospital Santo Antônio, Cínthia Almeida.  

No final do evento, a OSID foi presenteada pela editora Sanar com a doação de exemplares do YellowBook, que serão distribuídos entre as unidades externas e serviços da instituição.   

Médicos das Obras Irmã Dulce lançam YellowBook