Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Laboratório das Obras Sociais Irmã Dulce passa a realizar exames sem agendamento

27 de November de 2019

A partir do dia 2 de dezembro, o Laboratório de Bioquímica Taciano Campos (LBTC) das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) vai passar a realizar os exames laboratoriais sem a necessidade de agendamento. A mudança no fluxo de atendimento laboratorial, que hoje funciona por marcação, passa a seguir o perfil padrão dos laboratórios de análises clínicas.

A medida procura beneficiar o público das Obras Sociais, como explica Camila Souza Costa, líder do LBTC: “Para o paciente, o principal benefício é a otimização do serviço. Hoje, primeiro ele vai ao guichê de marcação agendar os exames para voltar posteriormente, no dia do agendamento, a fim de realizá-los. Em dezembro, isso muda e ele passará a fazer tudo em um único dia”.

O serviço vai funcionar de segunda a sexta-feira, com a distribuição de 250 senhas por dia, incluindo senhas para atendimento normal, prioridade (idosos com idade a partir de 60 anos, gestantes, pessoas com deficiência e pessoas com crianças de colo) e prioridade especial (idosos com 80 anos ou mais). Das 6h às 9h, as senhas serão distribuídas exclusivamente no Guichê 01 de marcação. Após esse horário serão entregues no laboratório. É importante ressaltar que as senhas são válidas apenas para o dia de realização dos exames e o paciente deve portar o cartão OSID, documento original com foto e requisição SUS.

No laboratório das Obras Sociais Irmã Dulce são oferecidos diversos tipos de exames para pacientes ambulatoriais, a exemplo de glicemia, colesterol, T3, T4, TSH, hemograma, parasitológico de fezes e sumário de urina. Implantado em 1994, o LBTC realiza mais de 90 mil procedimentos por mês. O laboratório tem classificação “excelente” e Certificado Categoria Platina do Programa Nacional de Controle de Qualidade patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, conferido após 15 anos consecutivos em avaliações mensais.

A mudança na forma de atendimento no LBTC é mais uma ação visando à comodidade do paciente. Desde 2018, os resultados dos exames laboratoriais passaram a ser disponibilizados pela internet, no site da OSID (www.irmadulce.org.br). O acesso ocorre através de computadores e aparelhos smartphone com sistema operacional Android ou IOS e é bem simples: basta clicar na aba “Resultados de Exames”, situada na parte superior do portal, e digitar o login e a senha que são informados ao paciente no dia da realização do exame.

Laboratório das Obras Sociais Irmã Dulce passa a realizar exames sem agendamento