Saúde

Saúde

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria
De segunda a sexta-feira / das 7h às 17h

De segunda a sexta-feira das 7h às 17h

Atendimento / (71) 3310-1661 / (71) 3310-1650

Atendimento (71) 3310-1661 / (71) 3310-1650

Avenida Dendezeiros do Bonfim, 161, Bonfim, Portão 9 / Salvador - Bahia

Avenida Dendezeiros do Bonfim, 161, Bonfim, Portão 9 Salvador - Bahia

Inaugurado em 1998, o Centro de Reabilitação de Anomalias Crânio Faciais, o Centrinho, é a segunda maior unidade do país na recuperação de fissurados e referência para o Ministério da Saúde no atendimento a pacientes dos estados do Norte e Nordeste. O núcleo atende os portadores das chamadas anomalias labiopalatais, como o lábio leporino e a “goela de lobo”, problema que atinge cerca de 261 mil pessoas no Brasil, dos quais 30 mil são baianos.

As anomalias craniofaciais provocam danos físicos que se refletem no sistema respiratório, auditivo, digestivo, dentição e na articulação da fala, além de um forte impacto psicológico trazido pelo preconceito. Esse quadro se agrava quando as anomalias não são tratadas no primeiro ano de vida do paciente.

O atendimento multidisciplinar do Centrinho – feito por assistentes sociais, psicólogos, odontólogos, odontopediatras, fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, enfermeiras, anestesistas, cirurgiões plásticos e cirurgiões bucomaxilofaciais – investe na recuperação integral e na elevação da autoestima do público assistido.


Parceria – Para a manutenção de suas atividades, o Centrinho conta com a parceria da Smile Train. A Smile Train é uma instituição internacional de caridade infantil com abordagem sustentável para um único e solucionável problema: Fissura de Lábio e Palato. Milhões de crianças nos países em desenvolvimento convivem com a vergonha das fissuras ainda sem reparo e o mais importante, têm dificuldade em comer, respirar e falar. A cirurgia de reparação de fissura é simples e a transformação é imediata. Nosso modelo sustentável oferece treinamento e financiamento para capacitar os médicos locais em mais de 85 países em desenvolvimento, fornecendo gratuitamente a cirurgia de reparação de fissura em suas comunidades.

Nós usamos o modelo "ensine um homem a pescar", com foco na formação de médicos locais para realizar reparos das fissuras lábio palatinas em suas comunidades. Os médicos então vão treinar outros médicos, criando um sistema sustentável a longo prazo. Pacientes verão seu sorriso pela primeira vez, os pais chorarão lágrimas de alegria, comunidades e vidas mudarão para sempre.

Como resultado de nossa eficiência e com o apoio de nossos doadores e parceiros ao redor do mundo, a Smile Train tem transformado a vida de mais de 1 milhão de crianças, dando-lhes o poder de um sorriso - realizando aproximadamente 340 cirurgias por dia e 127.000 todos os anos.

Junte-se a nós e ajude a mudar o mundo com um sorriso de cada vez.

Hospitais

Hospitais

Atendimento gratuito e humanizado em Saúde

Acessar
Doe Sangue

Doe Sangue

Seja um doador e ajude a salvar vidas

Acessar
Especialidades e Exames

Especialidades e Exames

Conheça nossas especialidades

Acessar
Selo Empresa Irmã 2022

Selo Empresa Irmã 2022

Conheça os homenageados

Acessar
Centro de Atendimento

Centro de Atendimento

Encontre uma unidade de atendimento

Acessar