Saúde

Saúde

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Diagnóstico e tratamento da surdez são temas de cursos em Salvador

15 de December de 2016

A importância dos exames médicos especializados para investigação e reabilitação da audição e os novos desafios no tratamento da surdez serão temas do I Curso de Próteses Auditivas Implantáveis e o II Curso de Eletrofisiologia da Audição, que acontecem neste sábado (17), no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador. O evento é promovido pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) – através do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Santo Antônio – em parceria com o Núcleo de Otorrinolaringologia da Bahia (Nooba). Com módulos teórico e prático, os cursos terão a participação de especialistas nas áreas de Otologia, Fonoaudiologia e Audiologia, e são voltados para otorrinolaringologistas, médicos-residentes em Otorrinolaringologia, estudantes de Medicina, fonoaudiólogos e estudantes de Fonoaudiologia.

Chefe da equipe de cirurgia do Serviço de Otorrinolaringologia da OSID, Rosauro Aguiar destaca que o encontro será uma oportunidade de discutir as mais modernas opções de tratamento para os distúrbios que afetam o aparelho auditivo, como a prótese implantável de condução óssea. “A prótese de condução óssea é uma técnica cirúrgica que possibilita a percepção do som diretamente na cóclea, por vibração, através do osso do crânio. É indicada para pacientes com problemas auditivos congênitos ou que possuem surdez unilateral, proporcionando reabilitação auditiva”. A renda obtida com o valor das inscrições (já encerradas) será revertida para o Serviço de Otorrinolaringologia das Obras Sociais.

Homenagem – Um dos maiores especialistas do Norte e Nordeste em Implante Coclear (conhecido como cirurgia do “ouvido biônico”), Rosauro Aguiar receberá durante o curso uma homenagem dos amigos pela excelência nos serviços prestados. Com 21 anos de dedicação às Obras de Irmã Dulce, ele acaba de completar 400 cirurgias de Implante Coclear no Hospital Santo Antônio. “Rosauro é uma pessoa ímpar, que tem atuado na formação de vários médicos e merece todo nosso reconhecimento e agradecimento por suas contribuições”, declarou Eduardo Barbosa, Coordenador do Núcleo de Reabilitação Auditiva da OSID - unidade que desde 2009 oferece à população, de forma gratuita através do Sistema Único de Saúde (SUS), serviços de alta complexidade.

O programa de Implante Coclear vem garantindo a pacientes da Bahia e de outros estados uma melhor qualidade de vida, além de maiores chances de superação das limitações que a deficiência auditiva pode trazer. Indicado para crianças a partir dos oito meses de vida, adultos e idosos que não obtiveram benefícios com o uso de aparelhos auditivos convencionais, o implante compreende um avançado tratamento para pessoas com deficiência auditiva sensorioneural bilateral de grau severo e profundo.

Diagnóstico e tratamento da surdez são temas de cursos em Salvador