Saúde

Saúde

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Em clima de gratidão, CER IV Irmã Dulce inaugura primeira etapa em sua nova sede

21 de December de 2021

A união de gestos de amor, generosidade e gratidão acaba de gerar mais um fruto para a perpetuação do legado de Santa Dulce dos Pobres. Em clima de emoção, foi inaugurada na manhã de ontem (20) a primeira etapa do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) Irmã Dulce, em sua nova sede, no bairro de Patamares. A nova ala, que entrará em atividade de forma gradativa, contempla ambiente de recepção, salas de apoio administrativo, avaliação e triagem, salas de reabilitação física, consultórios médicos, salas de concessão de cadeiras de rodas, órteses e próteses, além de ginásio de reabilitação física infantil e adulto e sala de informática educativa. Batizado de Espaço Paulo Sergio Tourinho, o local presta homenagem em memória ao fundador do Hospital Aliança, conselheiro da Fundação Irmã Dulce, amigo e admirador do Anjo Bom, Paulo Sergio Tourinho, cuja doação possibilitou a concretização desta etapa do novo Centro de Reabilitação das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

A cerimônia contou com a presença da superintendente das Obras Sociais, Maria Rita Pontes; do presidente do conselho da OSID, José Carvalho Júnior; de conselheiros, profissionais, voluntários e religiosos da instituição. Também estiveram presentes familiares de Paulo Sergio Tourinho e o doador do prédio de Patamares e sua família. A inauguração da primeira etapa do CER IV marca a expansão da instituição fundada por Santa Dulce para o bairro de Patamares. Fruto da doação feita no ano passado à OSID pelo empresário Edilson Celestino da Silva e seus familiares, a edificação conta com 7.161 metros quadrados de área, com quatro pavimentos e dois anexos, construído em um terreno de mais de 12 mil metros quadrados na Avenida Tamburugy.

Em sua apresentação que contou um pouco da história das Obras Sociais e do surgimento do Centro de Reabilitação, a líder do CER IV, Rosinei Souza, destacou a importância do novo espaço para a oferta dos serviços à população: “Aqui em Patamares temos uma melhor condição de acessibilidade arquitetônica e área suficiente para todos os espaços de atendimento do CER IV. Aqui há condições adequadas para o funcionamento de um centro especializado em reabilitação do tipo quatro, com áreas zoneadas por temáticas de reabilitação, contemplando a reabilitação física, intelectual, auditiva e visual”. Atualmente, o Centro de Reabilitação Irmã Dulce oferece gratuitamente atendimento a 1.500 pacientes com deficiência e realiza em torno de 9 mil procedimentos por mês. 

Emocionada, Maria Rita salientou que “a nova sede do CER IV tem espaço para tudo o que a gente puder sonhar para melhorar a qualidade de vida das pessoas atendidas e suas famílias”, lembrando que “se não fosse a doação do prédio feita por sr. Edilson e seus familiares, não seria possível estar realizando esse sonho”. A superintendente da OSID ainda reservou uma singela e emocionante surpresa para a família de Paulo Sergio Tourinho: um cartão de Páscoa escrito em abril de 1987 por Santa Dulce para o querido amigo, que por algum motivo não foi entregue e que recentemente foi encontrado entre alguns objetos pessoais do Anjo Bom. O cartão foi entregue aos filhos de Paulo Sergio, José Renato e Thereza, e traz os seguintes dizeres: “Ao bondoso irmão, dr. Paulo Sergio: Cristo vive e caminha a seu lado, fazendo a história da salvação. A paz do Ressuscitado esteja com você e com todos os seus. São os votos sinceros da irmã, sempre grata, Irmã Dulce”.

“Esse é um sinal real de que eles estão lá em cima de alguma forma contribuindo para que essa instituição continue, para que o sonho de Santa Dulce continue sendo perpetuado. Não poderia haver homenagem maior ao nosso pai do que estarmos aqui, no dia do aniversário dele, inaugurando esse serviço das Obras Sociais, contribuindo através de uma obra tão grande e tão bonita”, declarou José Renato Tourinho.

O evento também foi marcado por um momento de oração e bênção conduzido pelo capelão das Obras Sociais, frei Mário Erky, e por uma visita às novas salas de atendimento do Centro de Reabilitação. A manhã festiva foi encerrada com um caloroso “parabéns pra você”, com direito a bolo decorado com a bonequinha de Santa Dulce, como mais um gesto de homenagem a Paulo Tourinho, que faleceu em 2018 e faria 85 anos exatamente neste 20 de dezembro, mesma data escolhida pela OSID para marcar o início do atendimento do novo espaço que abre novos horizontes para o legado do Anjo Bom do Brasil no acolhimento aos que mais precisam.

Em clima de gratidão, CER IV Irmã Dulce inaugura primeira etapa em sua nova sede