Saúde

Saúde

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Mais água, mais vida

14 de January de 2020

O Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres (CCIDP) promove, nesta quinta-feira (16), em plena Lavagem do Bonfim, mais uma bela iniciativa voltada à redução de danos à saúde. Profissionais da unidade vão distribuir, em troca de latinhas de alumínio vazias, garrafas de água mineral com o objetivo de conscientizar o público sobre os danos provocados pelo consumo abusivo de álcool e outras drogas. A iniciativa integra as ações do Programa de Redução de Danos (PRD) do Centro e acontecerá em frente à sede das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), na Avenida Dendezeiros do Bonfim. As latas arrecadadas serão vendidas e o valor obtido será destinado à compra de material para as oficinas do núcleo, que acolhem pessoas em sofrimento psíquico e em vulnerabilidade social, entre outros públicos.

De acordo com a supervisora de campo e estágio do CCIDP, Lilia Araújo, a expectativa para 2020 é que as informações, orientações e a adesão ao autocuidado relacionado especialmente ao consumo de álcool, alcancem um número ainda maior de pessoas. “Pretendemos ampliar o acesso à informação sobre o uso menos arriscado do álcool e a possibilidade que cada sujeito tem de estabelecer suas próprias estratégias para minimizar os efeitos indesejados. Além disso, vamos orientar também sobre a importância da alimentação e incentivar a alternância da bebida com a água”, declarou.

Localizado no Centro Histórico de Salvador, o Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres foi idealizado pela OSID em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). As atividades do núcleo têm como base o resgate e o fortalecimento da cidadania; promoção da saúde e prevenção de doenças; incentivo à arte, cultura e educação; redução de riscos e danos quanto ao uso e abuso de substâncias psicoativas e sobre doenças sexualmente transmissíveis; empoderamento social e a economia solidária associada à geração de renda.

Mais água, mais vida