Saúde

Saúde

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Médicos da OSID criam manual para tomada de decisões em enfermarias e leitos de emergência

12 de July de 2017

Fruto de anos de pesquisa e das ricas experiências vivenciadas por três médicos no dia a dia do Hospital Santo Antônio (HSA), das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), o livro YellowBook – Fluxos e Condutas da Medicina Interna (editora Sanar, 818 páginas) já vem sendo considerado um manual definitivo para o ofício do profissional médico. A publicação traz, de forma inovadora, prática, objetiva e fundamentada, orientações que auxiliam na conduta e na tomada de decisões à beira do leito de emergências, assim como nos ambulatórios e enfermarias, nas mais diversas especialidades médicas, contribuindo para a melhora do atendimento em Saúde e no tratamento do paciente. De autoria dos médicos Clístenes Queiroz, Carlos Geraldo de Moura e Marconi Cedro, aliado à colaboração de mais de 70 médicos e residentes das Obras Sociais Irmã Dulce, o livro será lançado no dia 17 de julho, às 9h, no auditório da OSID, localizado na sede da instituição, no Largo de Roma. O evento contará com a presença de médicos e demais profissionais da área da Saúde, além de residentes e estudantes de Medicina.

O YellowBook também faz parte das homenagens pelos 25 anos de falecimento de Irmã Dulce, como resultado da dedicação dos professores autores em formar profissionais para exercer a Medicina de forma humanizada, seguindo os exemplos da Mãe dos Pobres. “O livro deriva da nossa experiência ao longo de anos na área de assistência nas Obras Sociais Irmã Dulce e reúne os formatos que nós encontramos para lidar com os pacientes e as patologias, incluindo fluxogramas de condutas, orientações de como usar os medicamentos e em quais momentos, por exemplo, que pode ser utilizado por médicos de todas as áreas, em qualquer estágio da carreira. Consideramos o YellowBook um manual pragmático que preza pela disposição intuitiva das informações vitais à tomada de decisão, além de ser uma fonte inesgotável para revisão ou introdução a dezenas de temas da clínica médica”, destaca Clístenes Queiroz.   

Dividido em 13 grandes áreas da medicina interna, reunindo temas ordenados por risco ao paciente e informações hierarquizadas por critério de cores de acordo com a necessidade de rapidez do procedimento, o YellowBook traz fluxogramas de conduta passo-a-passo, com descrição de assistência médica sequencial e contínua. Esses mapas esquematizados permitem a consulta veloz aos procedimentos indicados e adequados, sem que a acurácia das informações seja prejudicada. Outra grande inovação da publicação é vista no bulário. Introduzido em cada capítulo para facilitar o acesso imediato e contextualizado aos medicamentos, suas aplicações e contraindicações, o bulário destaca apenas as informações essenciais ao médico.

Sobre os autores

Clístenes Queiroz de Oliveira – Professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP); Professor de Endocrinologia da UNIFACS – Universidade Salvador; Professor da Residência de Clínica Médica do Hospital Santo Antônio/Obras Sociais Irmã Dulce; Mestrando em Medicina e Saúde pela EBMSP; Especialista em Clínica Médica e Endocrinologia.

Marconi Moreno Cedro Souza – Formação em Clínica Médica no Hospital Santo Antônio/Obras Sociais Irmã Dulce; Médico formado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Médico residente do Serviço de Gastroenterologia Clínica da Universidade de São Paulo (USP).

Carlos Geraldo Guerreiro de Moura – Professor adjunto da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Doutor em Medicina interna pela EBMSP; Coordenador da Residência em Clínica Médica do Hospital Santo Antônio/Obras Sociais Irmã Dulce; Membro do Comitê de Artrite Reumatóide da Sociedade Brasileira de Reumatologia; Médico concursado do Ministério da Saúde - Hospital Ana Neri.

Médicos da OSID criam manual para tomada de decisões em enfermarias e leitos de emergência