Saúde

Saúde

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Missa campal marca início da construção da Unidade de Radioterapia das Obras Sociais Irmã Dulce

01 de October de 2013

Nesta sexta-feira (dia 04 de outubro), às 8h30, será celebrada a Missa em Ação de Graças pelo lançamento da pedra fundamental da Unidade de Radioterapia Nossa Senhora de Fátima, o mais novo serviço de saúde das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). A celebração acontecerá no antigo campo de futebol do Sesi (Serviço Social da Indústria), terreno localizado ao lado da sede da OSID, no Largo de Roma (entrada pela Avenida Luís Tarquínio). A cerimônia marcará o início da construção da nova unidade de tratamento do câncer da instituição. Presidida por Frei Mário Erky, capelão das Obras, a missa campal será aberta ao público e vai contar com as presenças de profissionais, voluntários, pacientes e moradores da OSID, além da presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça. Com inauguração prevista para junho de 2014, o novo núcleo terá mais de 1.700 metros quadrados de área construída, 10 consultórios, 18 leitos e modernos aparelhos. A programação festiva também irá marcar a passagem do dia de São Francisco de Assis, santo conhecido como “protetor dos animais”, com a realização, ao final da missa, da já tradicional bênção dos animais.

Histórico – O sonho das Obras Sociais Irmã Dulce por mais espaço para ampliar os serviços de saúde oferecidos à população começou a ganhar impulso em novembro do ano passado, quando, ao participar da inauguração de uma sala de cirurgia na instituição, o secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, garantiu a aquisição de um acelerador linear para o futuro serviço de radioterapia da OSID. O Governo do Estado, por sua vez, assumiu a construção do centro. Mas faltava o local para instalação da unidade.

Então, no dia 13 de novembro, profissionais, voluntários, moradores, alunos, pacientes e religiosos das Obras marcharam do Santuário da Bem-aventurada em direção ao campo de futebol localizado ao lado da instituição, que foi ocupado pacificamente. O desejo era para que o local, pertencente ao Sesi, abrigasse uma futura unidade para tratamento do câncer. Uma missa campal chegou a ser realizada no terreno, no dia 20 de novembro, marcando a primeira semana da ocupação do espaço e tendo como inspiração da palavra a esperança por uma solução imediata para o impasse.

O movimento ganhou também a adesão do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que esteve em visita à OSID e ao campo de futebol no dia 1º de dezembro, ocasião em que ressaltou o apoio do governo federal à implantação do centro de radioterapia a partir da doação do terreno às Obras, reafirmando ainda o convênio para a aquisição do acelerador linear.

Já no dia 04 de janeiro de 2013, em solenidade no gabinete da Governadoria, o governador Jaques Wagner assinou um decreto que declarou o campo de futebol do Sesi como área de interesse público, tendo em vista sua doação às Obras Sociais Irmã Dulce. O decreto de desapropriação do campo foi então publicado na edição de 13 e 14 de abril de 2013 do Diário Oficial do Estado, declarando de utilidade pública o terreno de 9 mil metros quadrados e destinando-o à OSID. Enfim, no dia 13 de julho, a entrega das chaves do campo de futebol às Obras simbolizou o fim do processo de doação do terreno, abrindo as portas para a construção da Unidade de Radioterapia da instituição.

Missa campal marca início da construção da Unidade de Radioterapia das Obras Sociais Irmã Dulce