Saúde

Saúde

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Obras Irmã Dulce abrem inscrições para curso gratuito de Laparoscopia Avançada em Urologia

06 de August de 2018

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) estão com inscrições abertas para o Curso de Laparoscopia Avançada em Urologia, voltado para médicos especialistas e residentes de Urologia, Cirurgia Geral e Oncologia que desejem aprimorar seus conhecimentos em cirurgias minimamente invasivas. Promovido pelo Serviço de Urologia do Hospital Santo Antônio, o curso será realizado nos dias 30 e 31 de agosto, das 8h às 18h, no auditório do Centro de Ensino e Pesquisa Professor Adib Jatene (CEPPAJ), na sede das Obras (Avenida Bonfim, 161). Estão sendo oferecidas 60 vagas e os interessados podem se inscrever gratuitamente até 24 de agosto, através do endereço eletrônico:

https://www.sympla.com.br/curso-de-laparoscopia-avancada-em-urologia__313926

Com palestras, mesas redondas e miniconferências, o evento terá ainda como destaque transmissões ao vivo de quatro procedimentos cirúrgicos realizados por urologistas titulares do Hospital AC Camargo, de São Paulo. O curso reunirá outros profissionais de referência, como o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – seção Bahia, Ubirajara Barroso; e o professor doutor Mirandolino Mariano, do Rio Grande do Sul, criador do procedimento Prostatectomia Simples Laparoscópica com Controle Vascular.

Técnica menos invasiva – Além de ampliar o conhecimento acerca do tema, o encontro surge também como uma forma de estímulo à divulgação das cirurgias videolaparoscópicas em pacientes com câncer de próstata, procedimento cuja oferta ainda é escassa. De acordo com o urologista Nilo Jorge Leão, responsável pelo curso e coordenador do Núcleo de Uro-Oncologia da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Nossa Senhora de Fátima (Unacon) da OSID, “na Bahia, cerca de 90% das cirurgias de prostatectomia radical, indicadas nos casos de câncer de próstata, são realizadas por via aberta. Já o Hospital Santo Antônio, onde, semanalmente, são realizadas duas cirurgias de câncer de próstata por Laparoscopia, é uma das poucas instituições de saúde no estado a oferecer ao paciente do SUS este tipo de procedimento que, por ser menos invasivo, permite uma evolução mais rápida do paciente”, explica o cirurgião.

Obras Irmã Dulce abrem inscrições para curso gratuito de Laparoscopia Avançada em Urologia