Saúde

Saúde

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Obras Sociais Irmã Dulce inauguram Serviço de Radioterapia para tratamento gratuito do câncer

25 de January de 2016

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) vão inaugurar quarta-feira (dia 27), às 9h, em solenidade na sede da entidade em Salvador (Avenida Luís Tarquínio, Bonfim), o Serviço de Radioterapia da instituição. O início das atividades do novo setor surge como um importante reforço no atendimento às pessoas com câncer no estado, em função justamente da escassez por esse tipo de procedimento na Bahia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo assim para a redução das filas de espera por radioterapia. Com a abertura do serviço, a OSID passa a disponibilizar à população uma estrutura completa em termos de tratamento moderno e gratuito contra o câncer, incluindo também procedimentos de quimioterapia, consultas ambulatoriais e cirurgias no campo oncológico.

A expectativa da instituição é atender, em sua plena capacidade, até 2.000 pacientes na Radioterapia por mês. A cerimônia de inauguração do setor, que marcará o início do atendimento aos primeiros pacientes, contará com a presença da superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, de profissionais, voluntários, religiosos e moradores da instituição, além de autoridades municipais e estaduais.

A radioterapia integra os serviços da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) Nossa Senhora de Fátima, núcleo das Obras Sociais inaugurado em maio de 2015, que compreende 1.700 metros quadrados de área construída, 11 consultórios, 21 leitos e modernos aparelhos, incluindo o acelerador linear, equipamento responsável pela realização da radioterapia. A nova unidade de saúde foi erguida e equipada com recursos dos governos federal e estadual, além de doações da sociedade.

Instituição filantrópica de fins não econômicos, as Obras Sociais Irmã Dulce abrigam atualmente um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país, com cerca de 4 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano a usuários do Sistema Único de Saúde, idosos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, pacientes sociais, moradores de rua, usuários de substâncias psicoativas e crianças e adolescentes em situação de risco social. A organização conta com um perfil de serviços único no país, distribuídos em 21 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de Saúde, Assistência Social, Pesquisa Científica, Ensino em Saúde, Educação e na preservação e difusão da história de sua fundadora, Irmã Dulce.

Obras Sociais Irmã Dulce inauguram Serviço de Radioterapia para tratamento gratuito do câncer