Saúde

Saúde

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Primeiros pacientes começam a ser atendidos na nova UTI das Obras Sociais Irmã Dulce

08 de July de 2016

Dezesseis pacientes que aguardavam por cirurgia puderam realizar seus procedimentos ao longo dessa semana graças à inauguração, na última segunda-feira (dia 04), de dez novos leitos de UTI - Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). A iniciativa vai permitir um incremento significativo nos atendimentos e ampliar o número de cirurgias realizadas pela instituição. Entre os primeiros pacientes estava Anízio Pereira Santana, que sofre de hérnia e há seis meses esperava pelo procedimento. “A cirurgia chegou a ser marca para fevereiro e foi suspensa exatamente por falta de UTI. Estamos felizes porque finalmente meu pai será operado, e ainda estreando a nova unidade que com certeza vai ajudar a salvar muitas pessoas”, disse emocionada a filha de Anízio, Cláudia Santana. Com o novo espaço, voltado para pacientes adultos, a OSID dobra a oferta de leitos de UTI, ajudando ainda a reduzir a fila de espera por cirurgia na entidade, volume que chega hoje a 10 mil pessoas, em diversas especialidades.

A cerimônia de inauguração contou com as presenças do governador da Bahia, Rui Costa; do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas; da superintendente da OSID, Maria Rita Pontes; do ex-governador do Estado, Jaques Wagner e sua esposa, Fátima Mendonça, além dos deputados federais Claudio Cajado e Daniel Almeida e do ex-secretário estadual da Saúde, Washington Couto, entre outras autoridades. Estiveram presentes também o presidente do Conselho das Obras Sociais Irmã Dulce, Ângelo Calmon de Sá; os conselheiros da OSID, Edmilson Pinho e Manoel Castro, e a irmã da beata Dulce dos Pobres, Ana Maria Lopes Pontes, além de profissionais e religiosos da instituição fundada pelo Anjo Bom. “Vamos pedir bênçãos para essa nova casa, enfermos e necessitados que aqui entrarem; pedir para zelar e cuidar dos profissionais que aqui estarão se dedicando e pedir que esse milagre continue sempre vivo”, clamou frei Vandeí Santana, reitor do Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, enquanto abençoava a nova ala.

“Fico muito feliz, pois apesar de todas as dificuldades nesse momento de crise, a gente está conseguindo fazer isso pela sociedade, pelas pessoas que mais precisam. É uma alegria para todos nós das Obras Sociais Irmã Dulce estar inaugurando esse espaço hoje”, comemorou a superintendente da OSID, Maria Rita Pontes. A nova UTI contou com investimentos de aproximadamente R$ 2,5 milhões para sua construção e compra de equipamentos, provenientes do Governo do Estado e Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Alguns aparelhos, como ventiladores pulmonares e monitores multiparamétricos, foram viabilizados também através de recurso de emenda parlamentar. “O nosso contrato do SUS não tem reajuste há quatro anos, então as emendas de bancada e a ajuda do Governo do Estado através de convênios são importantes para que a gente possa investir em tecnologia e equipamentos e inaugurar espaços como esse. Agradecemos muito também à sociedade, que com suas doações sempre nos ajuda bastante”, comentou Maria Rita.

Em seu discurso, o governador Rui Costa declarou a vontade de ampliar ainda mais o número de leitos de UTI na OSID e destacou que a entidade conta com grandes diferenciais. “As Obras Sociais Irmã Dulce têm uma capacidade grande de cirurgias. Mas para que se aumente o número de cirurgias é preciso mais leitos de UTI, então temos esse desafio de implantar pelo menos mais vinte leitos para capacitarmos cada vez mais esse hospital. A OSID é uma instituição do povo da Bahia e tem uma marca: é absolutamente eclética do ponto de vista partidário, como tem que ser. Aqui o que importa é fazer o bem ao próximo. A diferença está no acolhimento, no amor, na forma de atender as pessoas”. Em seguida, o governador recebeu flores, das mãos de Maria Rita Pontes, para serem entregues à primeira-dama Aline Peixoto, presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, em agradecimento ao apoio para a implantação da nova UTI.

“A OSID é um dos mais importantes parceiros do Sistema Único de Saúde da Bahia, pois possui mais de mil leitos de internação hospitalar, oferece atendimento ambulatorial de grande monta e, fundamentalmente, porque eles conseguem atender cem por cento SUS, com qualidade, com resolutividade, com eficiência e com amor ao próximo”, salientou o secretário Fábio Vilas-Boas, acrescentando que a nova ala é uma das mais modernas de todo o estado.

A gestora de Saúde das Obras Sociais Irmã Dulce, Lucrécia Savernini, ressalta a ampliação dos atendimentos com a chegada da unidade. “A nova UTI permitirá a realização de mais cirurgias de alta complexidade, como no caso das cirurgias oncológicas, que normalmente são procedimentos maiores, que deixam o paciente mais debilitado e precisam de um local para recuperação, que é a Unidade de Terapia Intensiva. A inauguração também vai possibilitar a redução do tempo de internação dos pacientes no hospital, que ficavam aguardando vaga na UTI para serem operados”.

Primeiros pacientes começam a ser atendidos na nova UTI das Obras Sociais Irmã Dulce