Saúde

Saúde

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Uma década do Amar e Servir

03 de September de 2018

Com quase 30 mil atendimentos ambulatoriais e uma média de 1,9 mil internações por ano, o Hospital Eurídice Sant'anna (HES) acaba de completar 10 anos de serviços prestados aos habitantes do município de Santa Rita de Cássia e regiões circunvizinhas sob a gestão das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). De mãos dadas com a missão do Amar e Servir, o HES, vinculado ao Governo do Estado, hoje se destaca como uma unidade de referência, oferecendo um leque amplo de serviços e consultas em variadas especialidades médicas e investimentos constantes na melhoria do atendimento prestado ao público. Os 10 anos dessa frutífera parceria foram comemorados com uma semana inteira de ações, a exemplo de feira de saúde com oferta de serviços à comunidade, exposição retratando os resultados alcançados pelo hospital, cerimônia festiva e homenagem aos profissionais com uma década de atuação no complexo de saúde – momento marcado por depoimentos emocionados dos colaboradores que externaram sentimentos como admiração, orgulho e gratidão por fazerem parte da família Irmã Dulce.  

Em uma experiência recheada de avanços e conquistas, a parceria HES e OSID – iniciada precisamente no dia 19 de julho de 2008 – resultou na implantação de novas especialidades médicas; adequações na estrutura física do hospital a fim de proporcionar uma melhor acessibilidade às pessoas com deficiência; instalação de aparelhos de ar condicionado em todas as enfermarias; ampliação do quadro de funcionários e reestruturação da rede de gases e eletricidade, entre outras ações.

Hoje, o Hospital Eurídice Sant'anna possui uma estrutura composta por 24 leitos, distribuídos em Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Clínica Pediátrica e Clínica Obstétrica, além de contar com Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico. O complexo também disponibiliza à população consultas especializadas em Cirurgia Geral, Cirurgia Ambulatorial, Ginecologia, Obstetrícia, Ortopedia e Pediatria, além de serviços de diagnóstico e terapia, oferecendo ainda atendimento em radiologia convencional, laboratório de análises clínicas, ultrassonografia, eletrocardiograma e anatomia patológica.

Responsável também por 37 mil atendimentos por ano nas áreas de Urgência e Emergência, o HES conta com sala de Classificação de Risco, destinada a avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. Inspirado nos passos da Mãe dos Pobres, o Hospital Eurídice Sant'anna vem se destacando ainda no desenvolvimento de projetos e eventos em favor da população mais necessitada, como feiras de saúde, campanhas para entrega de cestas básicas, cursos para gestantes e para a inserção de jovens no mercado de trabalho.

“O Hospital Eurídice Sant'anna junto com as Obras de Irmã Dulce não mede esforços para levar uma saúde digna à população de Santa Rita de Cássia e adjacências, principalmente aos menos favorecidos. Aqui não temos distinção, atendemos a todos que baterem à nossa porta”, destacou o líder da unidade hospitalar, Ivanilson Oliveira.

Uma década do Amar e Servir