Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

III Concurso Virtual Altar de Santa Dulce dos Pobres abre inscrições

25 de July de 2022

“A mulher que muito amou” é o tema do III Concurso Virtual Altar de Santa Dulce dos Pobres, que abre inscrições nesta segunda-feira (25), como parte da programação em homenagem ao Anjo Bom do Brasil, que tem sua data litúrgica celebrada no dia 13 de agosto. Iniciativa do Memorial Irmã Dulce (MID), o concurso chega a sua terceira edição estimulando os participantes a criarem, em suas casas, altares inspirados no gesto de amor fraterno da santa dos pobres e doentes. Abertas até o dia 8 de agosto, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do WhatsApp do MID: (71) 99973-6717.

Em seu Ano III, o concurso segue as regras dos anteriores. Cada participante monta um altar em honra a Santa Dulce, com base no tema da edição 2022, fotografa e envia duas fotos de sua criação para o WhatsApp do MID. Entre os critérios que serão avaliados estão: criatividade, originalidade, sustentabilidade e utilização do tema proposto. Cada altar deve destacar uma imagem de Santa Dulce, que pode ser de qualquer material. As orientações para a criação e a montagem estão descritas no regulamento do concurso, disponível no seguinte endereço; http://www.irmadulce.org.br/concurso.

Todos os altares inscritos serão avaliados por uma comissão julgadora que irá escolher seis criações. Após essa etapa, os altares selecionados pelo júri serão exibidos no Instagram do MID (@memorialirmadulce), a fim de serem submetidos à votação popular. Serão vencedores os três altares mais curtidos pelos seguidores do perfil.

Premiação – O criador do altar que ficar em primeiro lugar no concurso será contemplado com uma camisa com estampa do Anjo Bom e dois livros: “Irmã Dulce dos Pobres”, biografia de Santa Dulce escrita por Maria Rita Pontes, e “Sementes de Amor”, publicação com frases e pensamentos de Santa Dulce dos Pobres. Já o participante selecionado em segundo lugar irá ganhar uma camisa e o livro “Irmã Dulce dos Pobres”; e o terceiro colocado, o livro “Irmã Dulce dos Pobres”. Todos os vencedores receberão troféu. Outras informações podem ser conferidas no regulamento do concurso ou obtidas pelos telefones: (71) 3310-1461; 3310-1115 e 3310-1261.

Para a museóloga Carla Silva, líder do Memorial Irmã Dulce, o Concurso Virtual Altar de Santa Dulce dos Pobres “já caiu no gosto do público e virou tradição”. Comemorando o sucesso da proposta, ela lembra que esta foi uma ação virtual criada em 2020, “no auge da pandemia, quando estávamos todos recolhidos em casa, para interação com os seguidores do Instagram do Memorial Irmã Dulce, no mês em que comemoramos a data litúrgica de Santa Dulce dos Pobres”.

MID – Localizado em Salvador, na sede das Obras Irmã Dulce – OSID (Avenida Dendezeiros do Bonfim, 161, Bonfim), o Memorial Irmã Dulce foi inaugurado em 1993, um ano após a morte da religiosa. Trata-se de uma exposição permanente, que conta a história de amor e caridade do Anjo Bom do Brasil, reunindo peças que ajudam a manter vivo o legado da primeira santa brasileira. No acervo do MID, os visitantes podem apreciar o hábito usado pela freira baiana, uma coleção de obras de arte com representações da Mãe dos Pobres em vários estilos, além de fotografias, documentos raros e objetos pessoais e religiosos de Santa Dulce.

O museu preserva, ainda intacto, o quarto que a religiosa ocupou e a cadeira na qual ela dormiu por quase 30 anos para honrar uma promessa. Fatos marcantes de sua trajetória singular são lembrados através de maquetes, livros, diplomas e medalhas. A visita ao MID se estende ao Santuário Santa Dulce dos Pobres, onde está a Capela das Relíquias, que abriga os restos mortais da santa; e o Galinheiro, espaço icônico onde ela acolheu 70 doentes pobres, em 1949, gesto que deu origem à OSID, hoje uma das maiores instituições filantrópicas do país.

III Concurso Virtual Altar de Santa Dulce dos Pobres abre inscrições