Hospital Santo Antônio
A história do Hospital Santo Antônio (HSA), coração das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), se confunde com o nascimento da própria instituição. Suas raízes datam de 1949, quando Irmã Dulce improvisa, no galinheiro do convento, um abrigo para 70 doentes resgatados das ruas de Salvador. Já em 1960, a religiosa inaugura no local o Albergue Santo Antônio, centro que dará lugar ao complexo hospitalar duas décadas depois, com a inauguração do HSA em 1983. Atualmente, o hospital já desponta como uma das maiores unidades de saúde do Norte e Nordeste do país e uma das mais bem equipadas da Bahia.
O complexo, que se tornou referência na assistência à população carente – inclusive de outros estados – registra hoje uma média de 16,5 mil internações e 10 mil cirurgias anuais. Atualmente com 373 leitos e um Centro de Tratamento Intensivo, o HSA oferece atendimento em 17 especialidades, divididas entre as enfermarias de Clínica Médica, Clínica Médica de Longa Permanência (crônicos) e Clínica Cirúrgica.
Centro Cirúrgico
Unidade de excelência, o Centro Cirúrgico foi o primeiro núcleo a conquistar no ano de 2002 o certificado de qualidade ISO 9001 versão 2000. A certificação é válida para a realização de cirurgias em diversas áreas e serviços de apoio, como Esterilização, Prontuário do Paciente, Posto de Coleta e Transfusão de Sangue, Bio-Imagem e Clínicas Cirúrgicas do Hospital Santo Antônio e Hospital da Criança.
Inaugurado inicialmente com nove salas cirúrgicas, teve esse número ampliado com a abertura da décima sala no ano de 2012, o que possibilitou o aumento no volume de procedimentos cirúrgicos, principalmente os oncológicos, ajudando a reduzir as filas de espera nas especialidades de Urologia, Mastologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia.
O Centro Cirúrgico possui ainda dez leitos de observação no Centro de Recuperação Pós-Anestésica, permitindo que os pacientes se recuperem da sedação com maior segurança. A equipe é composta por mais de 100 profissionais de saúde, responsáveis pela realização de uma média de 900 cirurgias eletivas por mês. Equipada com aparelhos modernos, a unidade realiza cirurgias nas seguintes especialidades: Cirurgia Geral, Ortopedia, Cirurgia Vascular, Cirurgia Pediátrica, Oftalmologia, Ginecologia, Proctologia, Mastologia, Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Plástica, além de procedimentos em Cirurgia Bucomaxilofacial.
Centro de Tratamento Intensivo
O Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Santo Antônio surgiu em 1996 como uma proposta diferenciada em relação às unidades já existentes em Salvador. O desafio consistia na criação de um ambiente de trabalho arejado, confortável, dotado de modernos aparelhos e tendo a humanização como uma prioridade para sua equipe multidisciplinar – formada por médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e bolsistas.
Composto de 10 leitos, o CTI também possui atendimento com psicólogo, apoiando pacientes e familiares para que compreendam o processo de adoecimento e assim se fortaleçam. Conta também com fonoaudióloga que trabalha com a reabilitação oral e reintrodução das dietas orais com maior segurança, acelerando o processo de cura.
Através de um convênio com a Secretaria Estadual da Saúde (SESAB), a OSID dobrou a oferta de leitos com a inauguração, em julho de 2016, do novo CTI com dez leitos voltados para os pacientes cirúrgicos, reduzindo a fila de espera por cirurgia na instituição e otimizando o atendimento à população. O novo espaço contou com investimentos de aproximadamente R$ 2,5 milhões para sua construção e compra de equipamentos. Alguns aparelhos, como ventiladores pulmonares e monitores multiparamétricos, foram viabilizados também através de recurso de emenda parlamentar.